...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Vaqueiro contratado pelo Ibama é morto em terra indígena no Pará

Vaqueiro contratado pelo Ibama é morto em terra indígena no Pará

Ele participava de operação de desintrusão determinada pelo STF

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/12/2025 — 08:00
Brasília
SSão Félix do Xingu (PA), 16/12/2025 - A ação de desintrusão no território indígena Apyterewa, é realizada de forma integrada, com participação do Ministério dos Povos Indígenas, Funai, Abin, Ibama, Força Nacional, polícias Civil e Militar do Pará e da Agência de Defesa Agropecuária do estado. Um funcionário do Ibama morreu, nesta segunda-feira (15), após ser baleado durante uma operação para a retirada de invasores na Terra Indígena Apyterewa. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Um vaque­iro con­trata­do pelo Iba­ma foi assas­si­na­do em uma toca­ia durante uma oper­ação de desin­trusão na Ter­ra Indí­ge­na Apytere­wa, no municí­pio de São Félix do Xin­gu, no Pará, nes­ta segun­da-feira (15).

Ele e out­ros vaque­iros tocavam cer­ca de 350 cabeças de gado por um ramal estre­ito na mata até um cur­ral de onde o gado esta­va sendo reti­ra­do da área inva­di­da. O vaque­iro foi atingi­do por um tiro na altura do pescoço.

A embosca­da ocor­reu quan­do equipes de órgãos fed­erais e estad­u­ais cumpri­am decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) para a reti­ra­da dos inva­sores da região. Doze poli­ci­ais mil­itares e qua­tro poli­ci­ais civis estão no local. A Polí­cia Fed­er­al já envi­ou vários agentes para a ter­ra indí­ge­na.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d