...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Rádio Nacional estreia programação em rede com perfil musical moderno

Rádio Nacional estreia programação em rede com perfil musical moderno

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Emissora da EBC amplia presença digital para atingir novo público


Pub­li­ca­do em 06/12/2021 — 09:33 Por EBC — Brasília

Com um repertório que priv­i­le­gia os tal­en­tos da mod­er­na músi­ca brasileira e a inter­ação com o ouvinte, a Rádio Nacional estreia nova pro­gra­mação em rede nes­ta segun­da (6/12). A emis­so­ra públi­ca que faz parte da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) bus­ca alcançar um públi­co maior com o cresci­men­to de sua pre­sença dig­i­tal.

#VemOuvir

De segun­da a sex­ta, músi­ca e infor­mação de qual­i­dade se com­bi­nam com entradas jor­nalís­ti­cas a cada 10 min­u­tos. Destaques para faixas musi­cais com um per­fil que val­oriza gêneros nacionais e artis­tas da nova MPB e do pop brasileiro con­tem­porâ­neo.

O res­gate das radionov­e­las é out­ra atração espe­cial. A primeira será A Vidente e o Vigarista, na faixa de 21h. O fute­bol tam­bém tem vez nas trans­mis­sões das jor­nadas esporti­vas e em pro­gra­mas tradi­cionais como o Bate Bola Nacional e o No Mun­do da Bola.

A par­tic­i­pação pelo What­sApp, a pre­sença em platafor­mas dig­i­tais de stream­ing como o Spo­ti­fy, as trans­mis­sões no YouTube e o lança­men­to do per­fil da rádio no Insta­gram bus­cam con­tribuir na con­quista de ouvintes. O públi­co pode entrar em con­ta­to durante a pro­gra­mação da emis­so­ra através men­sagens de tex­to pelo What­sApp (61) 99989–1201.

“O obje­ti­vo é explo­rar uma audiên­cia nova para as emis­so­ras públi­cas da EBC” expli­ca o ger­ente-exec­u­ti­vo de rádios, Luciano Seixas. O con­teú­do ain­da pode ser con­feri­do no aplica­ti­vo Rádios EBC, disponív­el gra­tuita­mente nas ver­sões Android e iOS.

Rede da Rádio Nacional

A con­sol­i­dação da rede da Rádio Nacional é uma das con­quis­tas deste ano. Além da tradi­cional fre­quên­cia FM 96,1 MHz em Brasília, a emis­so­ra gan­hou, em maio, pre­sença em out­ras qua­tro cap­i­tais brasileiras, na chama­da ban­da esten­di­da, em 87,1 FM, no Rio de Janeiro, que se man­tém ain­da no AM, e em São Paulo, Belo Hor­i­zonte e Recife. Ago­ra, os con­teú­dos entram no ar em rede.

Luciano Seixas con­ta que uma das metas para 2022 é ampli­ar o alcance da rede com a expan­são para novas cap­i­tais. O ger­ente-exec­u­ti­vo ain­da ressalta que a Nacional prepara mais novi­dades para o próx­i­mo ano com a estreia de atrações humorís­ti­cas, o for­t­alec­i­men­to da radio­dra­matur­gia com obras inédi­tas, a ofer­ta de mais espaço para pro­duções region­ais e a nova pro­gra­mação para os fins de sem­ana.

Ape­sar da trans­mis­são em rede, a nova pro­gra­mação da Nacional respei­ta aspec­tos locais do seu públi­co. Por essa razão, a emis­so­ra man­tém as trans­mis­sões de pro­duções das praças em deter­mi­na­dos horários para­le­los ao con­teú­do da rede.

Atrações con­heci­das do ouvinte car­i­o­ca como o Painel Nacional, o Revista Rio e o Musishow seguem no ar para o Rio de Janeiro, enquan­to pro­gra­mas como Tem­p­lo do RockPro­je­to BrasíliaNa Tril­ha da História e Alma Blues têm vez na cap­i­tal fed­er­al.

Conteúdo musical

Em relação ao per­fil musi­cal, astros da nova ger­ação que agi­tam as platafor­mas de stream­ing gan­ham espaço na emis­so­ra com suces­sos de artis­tas como Melim, Anav­itória, Vitor Kley, Tia­go Iorc e Duda Beat. Para o ger­ente da Rádio Nacional, Daniel Hen­rique, a pro­pos­ta é ofer­e­cer o mel­hor para o ouvinte.

“A Nacional pre­tende embalar a história da músi­ca brasileira a par­tir da evolução e das trans­for­mações musi­cais no país. Mostrar a essên­cia alian­do jovens aos con­sagra­dos que con­struíram essa tra­jetória”, afir­ma ao citar per­son­al­i­dades de difer­entes épocas como Elis Regi­na, Rober­ta Cam­pos e o duo Anav­itória.

Daniel Hen­rique apon­ta o incen­ti­vo à inter­ação dos locu­tores com os ouvintes na faixa de 6h as 22h como uma das prin­ci­pais con­tribuições da nova grade da estação. Durante o dia, a Nacional vai apre­sen­tar a trans­mis­são de diver­sos seg­men­tos de músi­ca, entradas pon­tu­ais do jor­nal­is­mo e con­teú­dos esportivos.

O ger­ente da emis­so­ra indi­ca a reper­cussão do pro­gra­ma Eu de Cá, Você de Lá, trans­mi­ti­do para parte da rede, a par­tir das 20h. A pro­dução traz uma con­ver­sa descon­traí­da com o ouvinte, histórias do cotid­i­ano, reporta­gens, notí­cias de util­i­dade públi­ca e tro­ca de reca­dos. A seleção musi­cal englo­ba clás­si­cos da músi­ca pop­u­lar.

Resgate de radionovelas

A par­tir de mate­r­i­al históri­co preser­va­do no acer­vo da EBC, a Rádio Nacional trans­mite tra­mas da radio­dra­matur­gia que mar­caram época. Entre as pro­duções recu­per­adas estão Fran­cis­co Alves, o Rei da Voz, de Nil­ton Valério, e A Vidente e o Vigarista de Ama­r­al Gurgel, radionov­ela escol­hi­da para a estreia da faixa que vai ao ar de segun­da a sex­ta, às 21h, com cer­ca de 15 min­u­tos de duração.

De acor­do com Luciano Seixas, a ini­cia­ti­va recon­hece a relevân­cia desse patrimônio da empre­sa. “Às vésperas dos 100 anos da primeira trans­mis­são radiofôni­ca no país, em 2022, a Nacional res­ga­ta obras históri­c­as de seu riquís­si­mo acer­vo para val­orizar ain­da mais a pro­gra­mação da emis­so­ra”, define o ger­ente-exec­u­ti­vo.

Laça­da há mais de qua­tro décadas, em 11 de dezem­bro de 1980, a radionov­ela A Vidente e o Vigarista reúne os ele­men­tos essen­ci­ais para uma boa tra­ma. Com 186 capí­tu­los, a história envolve triân­gu­lo amoroso e dra­mas soci­ais, além de uma pita­da de even­tos inusi­ta­dos. O elen­co incluí artis­tas como Domi­cio Cos­ta, Mar­alise, Carmem Dolores, Amélia Fer­reira e Car­los Leão.

O enre­do acom­pan­ha a jovem e ingênua Nadir que sai do inte­ri­or para estu­dar balé em São Paulo onde se apaixona pelo pianista Ernesto. O mau-caráter desa­parece e deixa a moça grávi­da. Após o par­to, ela via­ja para a Europa em bus­ca do ama­do, mas con­hece Alex e uma nova paixão se ini­cia. Nadir se trans­for­ma na vidente Nad­ja e várias intri­gas surgem a par­tir do triân­gu­lo amoroso que se for­ma.

A ger­ente de Acer­vo da EBC, Maria Carnevale, assi­nala a importân­cia da radionov­ela na nova pro­gra­mação da Nacional. “O res­gate de um pro­gra­ma dessa natureza per­mite que os ouvintes ten­ham con­ta­to, nova­mente, com um gênero de radio­dra­matur­gia que mar­cou época e sobre­viveu ao adven­to da tele­visão no Brasil até mea­d­os da déca­da de 1980”, recor­da.

Ela desta­ca aspec­tos que sobres­saem na obra. “Essa radionov­ela tem 40 anos e vai tocar a memória afe­ti­va de boa parte do públi­co da Rádio Nacional. Além de res­gatar uma for­ma de entreten­i­men­to e aguçar o imag­inário dos ouvintes com a tra­ma, serve como fonte de pesquisa de um gênero que bril­hou no Brasil nas décadas de 1940 a 1970”, com­ple­ta.

Nova pro­gra­mação da Nacional *

06h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede
07h00 Painel Nacional – Rio
07h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede
07h30 Repórter Nacional – Rede
08h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede
11h00 Revista Rio – Rio, São Paulo e São Luís
11h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede
12h00 Repórter Nacional – Rede
12h40 Bate-Bola Nacional – Rede
13h00 Playlist Nacional – Rede
14h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede
18h00 Repórter Nacional – Rede
18h40 No Mun­do da Bola – Rede
19h00 A Voz do Brasil – Rede
20h00 Eu de Lá, Você de Cá – Rede
20h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Brasília
20h00 Musishow – Rio
21h00 Radionov­ela A Vidente e o Vigarista – Rede
21h15 Eu de Lá, Você de Cá – Rede
23h00 Pro­gra­mação Musi­cal – Rede

* Pro­duções sem­anais
22h00 Tem­p­lo do Rock (segun­da-feira) – Brasília
22h00 Pro­je­to Brasília (terça-feira) – Brasília
21h15 Fute­bol Nacional (quar­ta-feira) – Rede
22h00 Na Tril­ha da História (quin­ta-feira) – Brasília
22h00 Alma Blues (sex­ta-feira) – Brasília

Serviço
Estreia da nova pro­gra­mação em rede da Rádio Nacional
Data: 6 de dezem­bro de 2021
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Belo Hor­i­zonte: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz

Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional
Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Face­book: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twit­ter: https://twitter.com/RadioNacionalBR
What­sApp – (61) 99989–1201

Aplica­ti­vo Rádios EBC, disponív­el para Android e Ios

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d