...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Covid-19: ministério abre consulta pública sobre vacinação de crianças

Covid-19: ministério abre consulta pública sobre vacinação de crianças

Repro­dução: © Paul Hen­nessy / SOPA Images/Sipa USA

Contribuições podem ser enviadas até o dia 2 de janeiro


Pub­li­ca­do em 24/12/2021 — 09:09 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Está aber­ta à par­tic­i­pação da pop­u­lação a con­sul­ta públi­ca sobre vaci­nação con­tra covid-19 de cri­anças de 5 a 11 anos. Segun­do o Min­istério da Saúde, o obje­ti­vo é “infor­mar e con­hecer as dúvi­das e con­tribuições da sociedade cien­tí­fi­ca e da pop­u­lação” sobre a vaci­nação das cri­anças com o imu­nizante Pfiz­er, aprova­da no últi­mo dia 16, pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa).

A con­sul­ta, pub­li­ca­da no site do min­istério ontem (23) às 23h59, estará aber­ta até o dia 2 de janeiro. Para aces­sar o for­mulário da con­sul­ta, clique aqui.

Na pági­na, o min­istério indi­ca a leitu­ra de um doc­u­men­to com infor­mações rel­a­ti­vas à vaci­nação desse públi­co. Será con­sid­er­a­da ape­nas uma con­tribuição real­iza­da com o mes­mo CPF ou CNPJ no for­mulário disponi­bi­liza­do na con­sul­ta públi­ca. “Caso haja neces­si­dade de reti­ficar algum dado preenchi­do, antes do encer­ra­men­to da con­sul­ta públi­ca, é pre­ciso inserir nova­mente todas as infor­mações no for­mulário, vis­to que a con­tribuição ante­ri­or não será con­sid­er­a­da”, infor­ma a pas­ta.

Para o min­istério, a vaci­nação não deve ser com­pul­sória e, para a apli­cação do imu­nizante, “será exigi­da pre­scrição médi­ca e autor­iza­ção dos pais ou respon­sáveis, medi­ante assi­natu­ra de ter­mo de assen­ti­men­to”.

O min­istério acres­cen­ta que a inclusão da referi­da faixa etária no Plano Nacional de Opera­cional­iza­ção da Vaci­nação dev­erá pri­orizar cri­anças com defi­ciên­cia per­ma­nente ou comor­bidades, bem como aque­las que vivam “em lar com pes­soas com alto risco para evolução grave de covid-19”.

No caso de cri­anças sem comor­bidade, a ordem de pri­or­i­dade vai das mais vel­has para mais novas, ini­cian­do com o grupo com idade de 10 a 11 anos.

Decisão

No últi­mo dia 18, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, afir­mou que a decisão do gov­er­no sobre a vaci­nação de cri­anças de 5 a 11 anos será toma­da no dia 5 de janeiro, após audiên­cia e con­sul­ta públi­cas. Em con­ver­sa com jor­nal­is­tas, Queiroga disse que a autor­iza­ção da Anvisa não é decisão sufi­ciente para via­bi­lizar a vaci­nação para esse grupo.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d