...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / TV Brasil e Agência Brasil transmitirão aulões da Maratona Enem

TV Brasil e Agência Brasil transmitirão aulões da Maratona Enem

Os ministro das comunicaçõess, Fábio Faria, da Educacao, Milton Ribeiro, da Secretaria de Comunicaçãoo Social da Presidência, Fabio Wajngarten, o presidente da EBC, Glen Valente, e o secretário de educação do DF, Leandro Cruz, lancam o projeto Maratona ENEM.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (Repro­dução)

Iniciativa é parceria do Ministério das Comunicações com o GDF


Pub­li­ca­do em 12/01/2021 — 15:40 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 12/01/2021 — 18:05

Na reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), mar­cadas para os dias 17 e 24 de janeiro, a TV Brasil, emis­so­ra públi­ca da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), vai trans­mi­tir, ao vivo, qua­tro aulões preparatórios. A ini­cia­ti­va é uma parce­ria do Min­istério das Comu­ni­cações, da EBC e do Gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al (GDF). 

O anún­cio da parce­ria foi feito nes­ta terça-feira (12), durante uma audiên­cia com par­tic­i­pação do min­istro Fábio Faria (Comu­ni­cações), Mil­ton Ribeiro (Edu­cação) e rep­re­sen­tantes do GDF e da EBC.

“Esta­mos anun­cian­do uma parce­ria da EBC, em que vamos trans­mi­tir qua­tro aulões do Enem na TV aber­ta, na TV Brasil. Serão nas quin­tas-feiras, dias 14 e 21, e nos sába­dos 16 e 23, sem­pre das 14h às 18h”, afir­mou o min­istro Fábio Faria. As duas primeiras aulas serão trans­mi­ti­das já nes­ta quin­ta-feira (14) e no sába­do (16), véspera do primeiro dia de provas. Na sem­ana que vem, as duas aulas restantes serão veic­u­ladas. A TV Brasil tam­bém vai trans­mi­tir, ao vivo, a cor­reção das provas do Enem.

Os aulões preparatórios fazem parte da Mara­tona Enem, pro­je­to da Sec­re­taria de Edu­cação do Dis­tri­to Fed­er­al (SEE/DF) que disponi­bi­liza um repositório de con­teú­dos e vídeos na inter­net, apre­sen­ta­dos pelos próprios pro­fes­sores da rede públi­ca de ensi­no. Com a trans­mis­são pela TV Brasil, em sinal aber­to de radiod­i­fusão, além da veic­u­lação das aulas nas redes soci­ais da própria emis­so­ra da Sec­re­taria de Edu­cação do DF, a expec­ta­ti­va é que estu­dantes do Brasil inteiro pos­sam acom­pan­har a revisão final dos con­teú­dos das provas.

“Essa parce­ria que a gente tem hoje em relação ao gov­er­no fed­er­al, e ao GDF, é um sím­bo­lo que a gente mostra o foco no cidadão. A EBC é uma fer­ra­men­ta que a gente pode faz­er essa con­tribuição”, afir­mou Glen Valente, dire­tor-pres­i­dente da EBC.

“Ape­sar de ter­mos inter­net patroci­na­da para toda a rede públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al, pre­cisá­va­mos de um instru­men­to ain­da mais amp­lo. E só a TV no Brasil é um instru­men­to mais amp­lo que a inter­net. A EBC mostra seu val­or social enquan­to empre­sa públi­ca e o Min­istério das Comu­ni­cações demon­stra o seu com­pro­mis­so com a edu­cação públi­ca brasileira”, cele­brou o secretário de Edu­cação do DF, Lean­dro Cruz Fróes da Sil­va, durante o anún­cio da parce­ria.

Além do sinal em TV aber­ta, poderá acom­pan­har pela TV Brasil quem sin­tonizar o canal na TV por assi­natu­ra e pelo canal de canal de YouTube da emis­so­ra. Segun­do o gov­er­no, a trans­mis­são con­tará com um QR Code que dire­ciona para o repositório online de mate­ri­ais rel­a­tivos às aulas, que poderão ser baix­a­dos pelos estu­dantes.

Agên­cia Brasil fará a trans­mis­são web ao vivo dos aulões e tam­bém disponi­bi­lizará os con­teú­dos aux­il­iares para o Enem.

Mais cedo, a Justiça Fed­er­al em São Paulo negou o pedi­do de adi­a­men­to Enem, feito pela Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU), em razão dos riscos de con­tá­gio em meio a pan­demia de covid-19.

Veja o anún­cio dos aulões da Mara­tona Enem na ínte­gra:

*Con­teú­do atu­al­iza­do às 18h06 para inclusão de infor­mações.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d