...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Capes disponibiliza 3.561 bolsas a 213 instituições de ensino superior

Capes disponibiliza 3.561 bolsas a 213 instituições de ensino superior

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Deste total, 1.823 serão bolsas de mestrado e 1.738 de doutorado


Pub­li­ca­do em 07/04/2022 — 08:12 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or (Capes) disponi­bi­lizará 3.561 bol­sas por meio da cota de pró-reito­rias de pós-grad­u­ação. Deste total, 1.823 serão bol­sas de mestra­do e 1.738 de doutora­do. Elas terão, como des­ti­no, 213 insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or e pesquisa, públi­cas e pri­vadas.

De acor­do com a enti­dade, 35% dess­es bene­fí­cios serão dirigi­dos a insti­tu­ições das regiões Norte, Nordeste e Cen­tro-Oeste. O total anu­al a ser investi­do será R$ 70,2 mil­hões.

“Esse total se soma aos mais de 84 mil bene­fí­cios já con­ce­di­dos pelos pro­gra­mas insti­tu­cionais da Fun­dação”, infor­ma a Capes, referindo-se às novas vagas pre­vis­tas pela Por­taria nº 73, pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União de hoje (6).

A por­taria traz ain­da alguns dos critérios a serem ado­ta­dos para a alo­cação da cota de bol­sas de estu­do e auxílios esco­lares. Entre eles estão os cur­sos ofer­ta­dos nos municí­pios de menor Índice de Desen­volvi­men­to Humano Munic­i­pal (IDHM); e os temas estratégi­cos que foram definidos pela pró-reito­ria ou por órgão equiv­a­lente.

“A pró-reito­ria, ou órgão equiv­a­lente na insti­tu­ição, pre­cis­ará definir e tornar públi­co temas estratégi­cos onde serão apli­ca­dos ess­es bene­fí­cios, além de aten­der cur­sos ofer­ta­dos em cidades de menor IDHM. Out­ros critérios poderão ser apli­ca­dos des­de que os exigi­dos pela Capes sejam pri­or­itários”, expli­cou, em nota, a enti­dade.

Segun­do a Capes, os demais critérios para con­cessão das bol­sas serão mais detal­ha­dos em por­taria especí­fi­ca. Essas especi­fi­cações, acres­cen­ta a enti­dade, levarão em con­ta o número de bol­sas que a insti­tu­ição já recebe pelos pro­gra­mas insti­tu­cionais. Em 2022, a coor­de­nação des­ti­nou 84.336 bol­sas à pós-grad­u­ação brasileira.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d