...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Governo inaugura praça com conexão wi-fi em Natal

Governo inaugura praça com conexão wi-fi em Natal

Repro­dução: © Min­istério das Comu­ni­cações

Serviço integra projeto Infovia Potiguar


Publicado em 17/06/2022 — 14:10 Por Agência Brasil — Brasília

O gov­er­no fed­er­al entre­gou nes­ta sex­ta-feira (17), em Natal, um serviço de conexão à inter­net de alta veloci­dade na Praça Mãe Pere­g­ri­na, no bair­ro Pitim­bú. O even­to con­tou com a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro, do min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, e de out­ras autori­dades estad­u­ais e fed­erais.

A ini­cia­ti­va é parte do pro­gra­ma Infovia Potiguar, que pre­vê a implan­tação de pon­tos públi­cos de aces­so à inter­net de alta veloci­dade por meio de fibra óti­ca. Ao todo, quase 50 pon­tos serão insta­l­a­dos no Rio Grande do Norte, ben­e­fi­cian­do uma pop­u­lação de cer­ca de 2 mil­hões de pes­soas. Os inves­ti­men­tos totais somam R$ 40 mil­hões.

“Esta é uma praça que hoje está receben­do fibra óti­ca, inter­net de graça. Nes­ta e em mais 48 praças, nós vamos faz­er a Infovia Potiguar, que são 1,2 quilômet­ros de fibra óti­ca, com 206 quilômet­ros entregues e 994 em con­strução”, detal­hou o min­istro Fábio Faria.

Ain­da no Rio Grande do Norte, os municí­pios de Caicó e Mossoró serão os primeiros a par­tic­i­par do pro­gra­ma Inter­net Brasil, que vai dis­tribuir aces­so gra­tu­ito à inter­net em ban­da larga móv­el aos estu­dantes da edu­cação bási­ca da rede públi­ca de ensi­no de famílias inscritas no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do Gov­er­no Fed­er­al (CadÚni­co).

Na primeira eta­pa, devem ser entregues até 700 mil chips. Além de Caicó e Mossoró, estão incluí­das as cidades de Camp­ina Grande, na Paraí­ba, Caru­aru e Petroli­na, em Per­nam­bu­co, e Juazeiro, na Bahia.

Assentados

Durante o even­to, tam­bém foram entregues doc­u­men­tos para assen­ta­dos da refor­ma agrária no esta­do. Segun­do o pres­i­dente do Insti­tu­to Nacional de Col­o­niza­ção e Refor­ma Agrária (Incra), Ger­al­do Melo Fil­ho, de 2019 a 2022, foram emi­ti­dos cer­ca de 362 mil títu­los. A maio­r­ia é de doc­u­men­tos pro­visórios que recon­hecem as famílias como inte­grantes de áreas de assen­ta­men­to rur­al per­ten­centes à União.

O even­to em Natal tam­bém incluiu a assi­natu­ra de con­tratos para insta­lação de dessalin­izadores de água mar­in­ha e per­furação de poços arte­sianos no esta­do.

De acor­do com a agen­da ofi­cial, após o even­to na cap­i­tal potiguar, o pres­i­dente via­ja a Belém, onde par­tic­i­pará de um cul­to em uma igre­ja evangéli­ca, na noite des­ta sex­ta.  .

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d