...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / O que é preciso saber para o segundo dia de Enem

O que é preciso saber para o segundo dia de Enem

Entrada dos candidatos para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), na zona norte do Rio.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil (Repro­dução)

Veja o que levar e o que não levar para o Enem


Pub­li­ca­do em 23/01/2021 — 08:00 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Aman­hã (24), estu­dantes de todo o país fazem a segun­da pro­va do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2020. Eles terão 5h para resolver questões de matemáti­ca e de ciên­cias da natureza. Encer­ra­da a apli­cação do Enem impres­so, o gabar­i­to das provas obje­ti­vas dev­erá ser divul­ga­do até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março. 

Ouça como pedir a reapli­cação do Enem na Radioagên­cia Nacional

Infográfico - O que leva e o que não levar para a prova do Enem
Infográfico — O que leva e o que não levar para a prova do Enem — Arte/EBC

Algu­mas dicas podem aju­dar os estu­dantes nesse segun­do dia de apli­cação. A primeira delas é con­hecer as regras do exame e estar aten­to ao que pode e ao que não pode levar no dia da pro­va. Por con­ta da pan­demia do novo coro­n­avírus, o Enem terá regras espe­ci­ais de biosse­gu­rança. Este ano, além do doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação com foto e da cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente, itens obri­gatórios tam­bém nos exam­es ante­ri­ores, a más­cara de pro­teção facial pas­sa a inte­grar essa lista.

É recomen­da­do que os par­tic­i­pantes lev­em más­caras extras para tro­car durante a pro­va. Haverá nos locais de pro­va álcool em gel para que os estu­dantes higi­en­izam as mãos, mas é per­mi­ti­do que os par­tic­i­pantes lev­em seu próprio pro­du­to caso dese­jem.

Os par­tic­i­pantes podem levar tam­bém a própria água e/ou bebidas não alcoóli­cas e lanche. Além dis­so, caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, na Pági­na do Par­tic­i­pante, imprim­ir a Declar­ação de Com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha.

A declar­ação deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar a fal­ta ao tra­bal­ho.

É impor­tante lem­brar que par­tic­i­pantes que estiverem com sin­tomas de covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa não devem com­pare­cer ao exame, mes­mo que ten­ham par­tic­i­pa­do do primeiro dia de apli­cação. A medi­da é necessária para que o vírus não se espal­he e mais pes­soas sejam con­t­a­m­i­nadas.

Ness­es casos, os can­didatos poderão faz­er a pro­va na data da reapli­cação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão faz­er o pedi­do pela Pági­na do Par­tic­i­pante até as 12h de hoje (23) ou a par­tir de segun­da-feira (25).

Na reta final para a pro­va, pro­fes­sores entre­vis­ta­dos pela Agên­cia Brasilrecomen­dam, entre out­ras coisas, que os estu­dantes des­cansem, que dur­mam e se ali­mentem bem. Na hora da pro­va, uma dica é con­hecer as regras de cor­reção da pro­va, que uti­liza a chama­da teo­ria de respos­ta ao item (TRI). As questões mais fáceis devem ser respon­di­das antes.

Esta edição do Enem traz algu­mas novi­dades rela­cionadas à aces­si­bil­i­dade. Leitor de tela, redação em braile e cor­reção espe­cial das provas de par­tic­i­pantes autis­tas e sur­do­ce­gos são algu­mas delas. As medi­das somam-se a out­ras que vêm sendo ado­tadas pelo exame ao lon­go do anos, como video­pro­va em Lín­gua brasileira de Sinais (Libras) e provas com tex­tos e ima­gens ampli­a­dos.

Enem 2020

O Enem 2020 terá uma ver­são impres­sa, que começou a ser apli­ca­da no últi­mo domin­go (17) e segue aman­hã, e uma dig­i­tal, real­iza­da de for­ma pilo­to para 96 mil can­didatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

No primeiro dia de apli­cação, o exame teve uma abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a ver­são impres­sa do Enem, 2.842.332 fal­taram às provas.

O exame foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zonas, onde 160.548 estu­dantes estão inscritos para as provas; em Rolim de Moura (RO), onde há 2.863 inscritos; e, em Espigão D’Oeste (RO), com 969, dev­i­do aos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ess­es estu­dantes poderão faz­er as provas tam­bém na reapli­cação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais em todo o país con­trárias à real­iza­ção do exame.

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d