...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / É Tudo Brasil leva ao ar entrevista com Nicolas Behr na Rádio Nacional

É Tudo Brasil leva ao ar entrevista com Nicolas Behr na Rádio Nacional

Repro­dução: © MARCELLO CASAL JR

Conversa com escritor marca Dia do Poeta celebrado nesta quinta


Pub­li­ca­do em 20/10/2022 — 07:15 Por EBC — Brasília

Ouça a matéria:

Rádio Nacional comem­o­ra o Dia do Poeta nes­ta quin­ta-feira (20) com uma entre­vista inédi­ta com Nico­las Behr durante o pro­gra­ma É Tudo Brasil, às 16h. Em con­ver­sa com a jor­nal­ista Ana Pimen­ta, o autor fala sobre a relação entre a músi­ca e a poe­sia. 

Con­heci­do como poeta de Brasília, Nico­las Behr pos­sui uma vas­ta pro­dução poéti­ca. Ati­vo na lit­er­atu­ra des­de a déca­da de 1970, quan­do mudou-se de Cuiabá para a cap­i­tal do país, o escritor abor­da em muitas de suas obras a estran­heza e os encan­tos de Brasília e a relação com a cidade.

A poe­sia de Nico­las Behr ultra­pas­sou as fron­teiras da lit­er­atu­ra e chegou à músi­ca. Nico­las é autor de Trav­es­sia do Eixão, poe­ma que virou canção e foi eterniza­do por ban­das como Liga Tri­pa e Legião Urbana.

O poeta é asso­ci­a­do à ger­ação mimeó­grafo, movi­men­to cul­tur­al e artís­ti­co brasileiro inseri­do no con­tex­to da poe­sia mar­gin­al ou mar­gin­ália, que ocor­reu no Brasil ime­di­ata­mente após a Trop­icália, durante a déca­da de 1970. A ger­ação mimeó­grafo tam­bém se expres­sou através da músi­ca, do cin­e­ma e da dra­matur­gia, sendo a sua pro­dução poéti­ca a mais lem­bra­da, pos­sivel­mente por ser a mais ade­qua­da às restrições de suporte impostas pela pági­na mimeografa­da.

Sobre o programa É Tudo Brasil

A atração da Rádio Nacional tem trans­mis­são de segun­da a sex­ta, às 16h, e traz, além dos bate-papos com artis­tas, notí­cias, polêmi­cas, agen­da de shows e inter­ação com os ouvintes. O pro­gra­ma traz uma seleção musi­cal com vas­to repertório de qual­i­dade e entre­vis­tas com artis­tas e profis­sion­ais da cadeia pro­du­ti­va da músi­ca.

Além dos apre­sen­ta­dores Alê Bas­tos, Ana Pimen­ta e Marce­lo Fer­reira, o jor­nal­ista Vic­tor Ribeiro mar­ca pre­sença todas as quin­tas-feiras, com o quadro O Brasil de todos os can­tos, quan­do o ouvinte vai desco­brir artis­tas que estão despon­tan­do na cena musi­cal.

O pro­gra­ma apre­sen­ta, ain­da, um quadro com casos polêmi­cos de artis­tas, debates sobre temas rela­ciona­dos à músi­ca brasileira, enquetes diárias dire­cionadas aos ouvintes, lança­men­tos e efemérides musi­cais.

Notí­cias do mun­do da músi­ca, agen­da de shows e um giro cul­tur­al — no Rio de Janeiro e em São Paulo com equipes da Nacional, e nas regiões Nordeste, Norte e Cen­tro-Oeste com cor­re­spon­dentes par­ceiros — com­ple­tam a pau­ta diária do É Tudo Brasil. A atração tem duas horas de duração de segun­da a quin­ta, e uma hora às sex­tas.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d