...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Plataforma Não Me Perturbe fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mecanismo bloqueia chamadas de telemarketing


Pub­li­ca­do em 22/01/2023 — 09:44 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Mecan­is­mo que per­mite o blo­queio de chamadas não dese­jadas de empre­sas, a platafor­ma Não Me Per­turbe fechou 2022 com 11 mil­hões de números de tele­fone cadastra­dos. Isso rep­re­sen­ta cresci­men­to de 1,45 mil­hão de números em relação a 2021.

Segun­do a Conex­is Brasil Dig­i­tal, que reúne as empre­sas de tele­co­mu­ni­cações e de conec­tivi­dade, o número de cadas­tros equiv­ale a 3,8% da base de 288,6 mil­hões de tele­fones fixos e móveis exis­tentes no Brasil.

Em oper­ação des­de jul­ho de 2019, a platafor­ma per­mite que as pes­soas blo­queiem chamadas de tele­mar­ket­ing vin­das de empre­sas de tele­co­mu­ni­cações e de ofer­ta de crédi­to consigna­do. O mecan­is­mo, no entan­to, não blo­queia lig­ações, por exem­p­lo, de planos de saúde ou de redes vare­jis­tas.

Quem quis­er blo­quear seus números de celu­lar e tele­fone fixo para não rece­ber lig­ações de tele­mar­ket­ing dess­es dois setores (tele­co­mu­ni­cações e crédi­to consigna­do) deve faz­er o cadas­tro dire­ta­mente no site Não Me Per­turbe ou por meio dos Pro­cons em todo o país. O blo­queio ocorre em até 30 dias após o cadas­tro no site.

A maior parte dos números blo­quea­d­os está no esta­do de São Paulo, com 5,17 mil­hões de números reg­istra­dos. São Paulo tam­bém con­cen­tra a maior base de clientes do país, com 87 mil­hões de celu­lares e de tele­fones fixos. O Dis­tri­to Fed­er­al tem a maior pro­porção de tele­fones cadastra­dos na platafor­ma, com 7,1% da base de tele­fones fixos e móveis do DF.

Em oper­ação des­de jul­ho de 2019, a platafor­ma Não Me Per­turbe faz parte das medi­das de autor­reg­u­lação do setor para mel­ho­rar a relação com os con­sum­i­dores. Des­de então, o número de cadastra­dos cresceu ano a ano, mas só super­ou a mar­ca de 10 mil­hões em 2022. Em novem­bro do ano pas­sa­do, segun­do a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel), o vol­ume de queixas caiu 29% em relação ao mes­mo mês do ano ante­ri­or.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d