...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para o Sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira

Inscrições para o Sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira

Repro­dução: © unb

Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas


Pub­li­ca­do em 22/02/2023 — 10:40 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

As inscrições para o primeiro proces­so sele­ti­vo de 2023 do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) ter­mi­nam na próx­i­ma sex­ta-feira (24). Os inter­es­sa­dos devem se inscr­ev­er pelo site ofi­cial do Sisu até as 23h59, horário ofi­cial de Brasília, por meio do login da con­ta gov.br, o sis­tema de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al.

Nes­ta edição do pro­gra­ma são ofer­tadas 226.399 vagas em 128 insti­tu­ições públi­cas, sendo 63 uni­ver­si­dades fed­erais. Para par­tic­i­par, o can­dida­to deve ter feito a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) e ter obti­do nota aci­ma de zero na pro­va de redação.

O estu­dante poderá se inscr­ev­er no proces­so sele­ti­vo do Sisu em até duas opções de vaga com a pos­si­bil­i­dade de alter­ar as opções durante todo o perío­do de inscrições, sendo val­i­da­do o últi­mo reg­istro no sis­tema. Não é per­mi­ti­da a inscrição em mais de uma modal­i­dade de con­cor­rên­cia para o mes­mo cur­so e turno, na mes­ma insti­tu­ição de ensi­no e local de ofer­ta.

O resul­ta­do da seleção, com a divul­gação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O can­dida­to dev­erá realizar a matrícu­la ou o reg­istro acadêmi­co na insti­tu­ição para a qual foi sele­ciona­do no perío­do de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendi­men­to serão definidos por cada insti­tu­ição de ensi­no em seu edi­tal próprio.

Lista de espera

O proces­so sele­ti­vo do Sisu é feito por uma úni­ca chama­da, mas é pos­sív­el dis­putar uma vaga por meio da lista de espera. O pra­zo para man­i­fes­tar inter­esse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nes­sa fase, o can­dida­to dev­erá indicar ape­nas um dos dois cur­sos escol­hi­dos ante­ri­or­mente. A man­i­fes­tação de inter­esse na lista de espera asse­gu­ra ao estu­dante ape­nas a expec­ta­ti­va de dire­ito à vaga ofer­ta­da no âmbito do Sisu, sendo que a matrícu­la ou o reg­istro acadêmi­co estão condi­ciona­dos à existên­cia de vaga e ao atendi­men­to de todos os req­ui­si­tos legais e reg­u­la­mentares.

Além dis­so, o estu­dante sele­ciona­do em uma de suas opções de vaga não poderá par­tic­i­par da lista de espera, inde­pen­den­te­mente de ter real­iza­do sua matrícu­la na insti­tu­ição para a qual foi sele­ciona­do.

A pub­li­cação das vagas remanes­centes para a lista de espera será fei­ta pelas próprias insti­tu­ições de ensi­no.

Sisu

O Sisu é o pro­gra­ma do Min­istério da Edu­cação (MEC) para aces­so de estu­dantes a cur­sos de grad­u­ação em uni­ver­si­dades públi­cas do país, sejam elas fed­erais, estad­u­ais ou munic­i­pais. As vagas são aber­tas semes­tral­mente por meio de um sis­tema informa­ti­za­do que exe­cu­ta a seleção dos estu­dantes com base na nota do Enem.

As vagas ofer­tadas tam­bém são dis­tribuí­das con­forme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que deter­mi­na que as insti­tu­ições fed­erais de edu­cação supe­ri­or vin­cu­ladas ao MEC reser­varão, em cada con­cur­so sele­ti­vo para ingres­so nos cur­sos de grad­u­ação, por cur­so e turno, no mín­i­mo 50% de suas vagas para estu­dantes que ten­ham cur­sa­do inte­gral­mente o ensi­no médio em esco­las públi­cas, sendo metade delas reser­vadas para aque­les ori­un­dos de famílias com ren­da igual ou infe­ri­or a 1,5 salário mín­i­mo per capi­ta.

As insti­tu­ições podem ado­tar as próprias políti­cas e ações, como vagas reser­vadas e apli­cação de bônus sobre a nota do can­dida­to que aten­da ao per­fil indi­ca­do pela insti­tu­ição. De acor­do com as especi­fi­cações da insti­tu­ição, o Sisu faz o cál­cu­lo auto­mati­ca­mente e gera uma nova nota.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para aces­sar o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), que ofer­ece bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas, e o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), que facili­ta o aces­so ao crédi­to para finan­cia­men­to de cur­sos de ensi­no supe­ri­or. O MEC divul­ga edi­tais especí­fi­cos para cada um dess­es pro­gra­mas.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Cerca de 88% afirmam que os gastos afetam o orçamento familiar Alice Rodrigues* Pub­li­ca­do em …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d