...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Campanha quer ampliar em 5% doação de leite materno

Campanha quer ampliar em 5% doação de leite materno

Repro­dução: © San­dro Araújo/Agência Saúde‑D

Atualmente, 55% dos bebês prematuros recebem leite humano


Pub­li­ca­do em 18/05/2023 — 17:46 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde lançou nes­ta quin­ta-feira (18) a Cam­pan­ha Nacional de Doação de Leite Humano, com a meta de ampli­ar em 5%, em 2023, a ofer­ta de leite mater­no a bebês pre­matur­os ou de baixo peso inter­na­dos em UTIs e que não podem ser ama­men­ta­dos pelas próprias mães.

Com esse per­centu­al, será pos­sív­el aten­der, pelo menos, 60% da deman­da por leite humano, o equiv­a­lente a 245,7 mil litros. Atual­mente, 55% dos bebês pre­matur­os ou de baixo peso recebem leite humano. Em 2022, foram cole­ta­dos 234 mil litros de leites, que ali­men­ta­ram 222 mil recém-nasci­dos. No total, 197 mil mul­heres fiz­er­am doações no perío­do.

Com o slo­gan, “Um pequeno gesto pode ali­men­tar um grande son­ho. Doe leite mater­no”, a cam­pan­ha mar­ca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, cel­e­bra­do nes­ta sex­ta-feira (19), e quer atrair mais doado­ras.

Segun­do o min­istério, o leite humano reduz em até 13% a mor­tal­i­dade de cri­anças menores de 5 anos por causas evitáveis. “Um agra­vante é que os esto­ques dos ban­cos de leite cos­tu­mam cair durante as férias esco­lares ou de feri­ados pro­lon­ga­dos. His­tori­ca­mente, os primeiros meses do ano são os que têm o menor número de doações. Por isso, a importân­cia da cam­pan­ha ser real­iza­da no primeiro semes­tre. Esta ação não pode se encer­rar na cam­pan­ha”, expli­cou Sônia Venân­cio, coor­de­nado­ra de Saúde da Cri­ança e do Ado­les­cente do Min­istério da Saúde.

Brasília (DF), 18/05/2023 - Coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano, João Aprígio, participa do Lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Leite Materno .Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução: Coor­de­nador da Rede Glob­al de Ban­co de Leite Humano, João Aprí­gio, par­tic­i­pa do Lança­men­to da Cam­pan­ha Nacional de Incen­ti­vo à Doação de Leite Mater­no. Foto:  Wil­son Dias/Agência Brasil

A coor­de­nado­ra acres­cen­tou que o leite humano diminui o tem­po de inter­nação dos recém-nasci­dos pre­matur­os e com baixo peso, risco de infecções nos hos­pi­tais e com­pra de fór­mu­las infan­tis. Out­ra meta é bus­car a autossu­fi­ciên­cia dos ban­cos de leite humano do país. Somente o ban­co do Dis­tri­to Fed­er­al é autossu­fi­ciente.

Em vídeo, trans­mi­ti­do no lança­men­to, a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que a doação de leite mater­no é um pro­ced­i­men­to seguro, que não envolve risco para as mul­heres.

Mãe de Sofia, Cami­la de Lima Ribeiro con­tou como a doação de leite humano foi impor­tante para sal­var a fil­ha. “Eu tive um quadro muito forte de ane­mia e não con­segui ama­men­tar min­ha fil­ha por uma sem­ana e meia. Graças ao ban­co de leite e a aju­da de out­ras mães, Sofia está aqui firme e forte”, disse. Depois, ela tornou-se doado­ra do ban­co de leite humano em Brasília.

O Brasil é o país com a maior rede de ban­cos de leite humano do mun­do, com 227 unidades e 240 pos­tos de cole­ta dis­tribuí­dos por todos os esta­dos, con­forme a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). Além de cole­tar, proces­sar e dis­tribuir leite, os ban­cos e pos­tos ofer­e­cem assistên­cia a mul­heres na práti­ca do aleita­men­to mater­no.

Como doar leite materno

O Min­istério da Saúde reforça que qual­quer quan­ti­dade de leite pode ser doa­da. Um pote de 200 ml, por exem­p­lo, serve para ali­men­tar até dez bebês pre­matur­os ou com baixo peso. Toda mul­her que está ama­men­tan­do pode ser doado­ra. É pre­ciso estar em condição saudáv­el e não estar toman­do med­icação que inter­fi­ra na ama­men­tação.

Para saber a local­iza­ção de um ban­co de leite humano, bas­ta lig­ar para o número 136 ou aces­sar o site da Rede Brasileira de Ban­cos de Leite Humano.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d