...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Programação especial nesta sexta-feira marca 89 anos da Rádio Nacional

Programação especial nesta sexta-feira marca 89 anos da Rádio Nacional

Ouvintes poderão comemorar junto com a equipe da emissora

Rádio Nacional
Pub­li­ca­do em 11/09/2025 — 08:02
Brasília
Museu da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Entre­vis­tas, atrações musi­cais e uma plateia de ouvintes mar­cam a cel­e­bração de 89 anos da Rádio Nacional nes­ta sex­ta-feira (12). A pro­gra­mação espe­cial terá trans­mis­são ao vivo, a par­tir das 13h, pelo dial e pelo canal da emis­so­ra no YouTube, dire­to do Museu da Rádio Nacional, local­iza­do no pré­dio da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) no Rio de Janeiro.

A atração dá iní­cio às comem­o­rações dos 90 anos da Rádio Nacional, a serem cel­e­bra­dos em 2026. Como parte da pro­gra­mação, tam­bém serão lança­dos a nova iden­ti­dade sono­ra, o selo e a agen­da de ações que mar­cam a data históri­ca.

Aber­to ao públi­co, o even­to vai ofer­e­cer aos ouvintes pre­sentes na plateia a opor­tu­nidade de comem­o­rar jun­to com a equipe da emis­so­ra. O grupo poderá viven­ciar a magia do rádio de per­to, encon­trar vozes con­heci­das e pres­ti­giar artis­tas que aju­dam a con­tar a tra­jetória do veícu­lo.

Parte da história do Brasil, a Nacional teve sua primeira trans­mis­são em 12 de setem­bro de 1936, às 21h, na voz do locu­tor paulista Cel­so Guimarães (1907 – 1996). Hoje con­ta com oito emis­so­ras próprias, em difer­entes regiões do país: Rádio Nacional do Rio de JaneiroRádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de RecifeRádio Nacional de São LuísRádio Nacional da Amazô­nia e Rádio Nacional do Alto Solimões.

Estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro onde as radionovelas eram gravadas, conhecido como
Repro­dução: Estú­dio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro onde as radionov­e­las eram gravadas, con­heci­do como “cas­in­ha do radioteatro” — Acer­vo EBC/Direitos reser­va­dos

Transmissão

Na sex­ta, a pro­gra­mação espe­cial de aniver­sário começa com o Revista Rio, apre­sen­ta­do por Raquel Júnia e Dylan Araújo, das 13h às 15h. A atração recebe con­vi­da­dos da nova ger­ação da músi­ca brasileira: a can­to­ra e com­pos­i­to­ra Antô­nia Medeiros e o tam­bém can­tor e com­pos­i­tor El Pavu­na, um dos destaques no Pal­co Favela do Rock in Rio 2022.

Em segui­da, das 15h às 17h, o Tarde Nacional, coman­da­do por Gláu­cia Araújo e Cir­i­lo Reis, mer­gul­ha na relação históri­ca entre o rádio e o sam­ba. Par­tic­i­pam da edição espe­cial Cás­sio Tucun­du­va, can­tor, com­pos­i­tor, gui­tar­rista e arran­jador musi­cal de músi­ca pop­u­lar brasileira; Biafra, can­tor e com­pos­i­tor; Dori­na, can­to­ra de sam­ba, recon­heci­da por sua voz mar­cante e lig­ação com as rodas car­i­o­cas; Gabriel Ruiz, músi­co, can­tor e com­pos­i­tor; e Bruno Fil­lipo,  jor­nal­ista, his­to­ri­ador, espe­cial­iza­do em sam­ba e cul­tura pop­u­lar, que vai traçar o fio con­du­tor que liga o rádio e a músi­ca.

Das 17h às 18h, o É Tudo Brasil, com apre­sen­tação de Luciana Valle, recebe dois tal­en­tos da músi­ca instru­men­tal brasileira: Bian­ca Gis­mon­ti, pianista, com­pos­i­to­ra e arran­jado­ra, com car­reira inter­na­cional na músi­ca instru­men­tal e eru­di­ta; e Júlio Falav­i­gna, bater­ista e per­cus­sion­ista, com tra­bal­hos recon­heci­dos na músi­ca pop­u­lar e instru­men­tal brasileira.

Especial de Domingo

As cel­e­brações de 89 anos da Nacional seguem no final de sem­ana, com o Espe­cial de domin­go (14). O pro­gra­ma faz um trib­u­to à história da emis­so­ra, mesclan­do músi­cas e áudios históri­cos para pon­tu­ar a tra­jetória da emis­so­ra.

Ao lon­go da edição comem­o­ra­ti­va, a apre­sen­ta­do­ra Luciana Valle desta­ca fatos mar­cantes como o suces­so de “Em Bus­ca da Feli­ci­dade”, a primeira radionov­ela da emis­so­ra; os pro­gra­mas de auditório; a relação apaixon­a­da entre as can­toras do rádio e os ouvintes; a estreia do noti­ciário Repórter Esso; e prin­ci­pais mar­cas da pro­gra­mação, como músi­ca, notí­cia e esporte.

Com roteiro e pro­dução de Cezar Fac­ci­oli e coor­de­nação de pro­dução de Cyn­thia Cruz, o espe­cial tam­bém leva ao ar canções que embalaram a história da Nacional. O repertório inclui “Luar do Sertão”, com Luiz Gon­za­ga, “Can­toras do Rádio”, com Car­men e Auro­ra Miran­da, a ver­são de Rosa Pas­sos para “Aquarela do Brasil”, entre out­ros suces­sos.

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Insta­gram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Face­book: https://www.facebook.com/radionacionalbr

X: https://x.com/radionacionalbr

Stream­ing: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional

- Rádio Nacional FM: (61) 99989–1201

- Rádio Nacional AM: (61) 99674–1536

- Rádio Nacional da Amazô­nia: (61) 99674–1568

- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119–9966

Sai­ba como sin­tonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Amazô­nia: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celu­lar — App Rádios EBC para Android e iOS

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d