...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira

Prazo vai até 30 de outubro, e resultado sai em 4 de novembro

Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/10/2025 — 07:02
Brasília
Brasília (DF) 10/11/2024 – Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30 Candidatos chegaram cedo para evitar surpresas antes da prova Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © Jose Cruz/Agência Brasil

As inscrições para o proces­so sele­ti­vo das vagas remanes­centes do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), ref­er­entes ao segun­do semes­tre de 2025, começam nes­ta quin­ta-feira (23). Os inter­es­sa­dos dev­erão se inscr­ev­er exclu­si­va­mente pelo Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or, do Min­istério da Edu­cação (MEC).

O pra­zo vai até as 23h59 do dia 30 de out­ubro, no horário de Brasília. O edi­tal com as regras foi pub­li­ca­do pelo MEC no últi­mo dia 15.

O resul­ta­do será divul­ga­do no dia 4 de novem­bro. Nos dias 5 e 6 de novem­bro, os pré-sele­ciona­dos dev­erão val­i­dar as infor­mações na própria insti­tu­ição de ensi­no supe­ri­or para a qual se can­di­dataram.

O Fies tem chama­da úni­ca e lista de esper­am. Os estu­dantes que não forem pré-sele­ciona­dos estarão auto­mati­ca­mente na lista de espera para preenchi­men­to das vagas não ocu­padas, obser­va­da a ordem de clas­si­fi­cação. A pré-seleção da lista de espera ocor­rerá de 13 a 28 de novem­bro.

Critérios

Com o obje­ti­vo de pro­mover a inclusão edu­ca­cional, o pro­gra­ma fed­er­al finan­cia, des­de 2001, a grad­u­ação em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or pri­vadas com avali­ação pos­i­ti­va no Sis­tema Nacional de Avali­ação da Edu­cação Supe­ri­or (Sinaes). Neste ano, o MEC ofer­ece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semes­tre e 44.867 na segun­da metade do ano.

Os can­didatos em obter o finan­cia­men­to estu­dan­til devem aten­der aos seguintes req­ui­si­tos:

  • ter par­tic­i­pa­do do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), a par­tir da edição de 2010;
  • ter con­quis­ta­do média arit­méti­ca das notas, nas cin­co provas do exame, igual ou supe­ri­or a 450 pon­tos e não ter zer­a­do a pro­va de redação;
  • não ter par­tic­i­pa­do no referi­do exame como treineiro;
  • ter ren­da bru­ta famil­iar men­sal por pes­soa de até três salários mín­i­mos (R$ 4.554, em 2025).

O edi­tal do proces­so sele­ti­vo reser­va 50% das vagas para o Fies Social, lança­do em 2024. Para con­cor­rer, os can­didatos devem ter inscrição ati­va no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do gov­er­no fed­er­al (CadÚni­co) e ren­da famil­iar por pes­soa de até meio salário mín­i­mo ─ R$ 759.

A nova modal­i­dade lança­da pelo MEC per­mite finan­cia­men­to de até 100% dos encar­gos edu­ca­cionais cobra­dos pela insti­tu­ição de ensi­no supe­ri­or, além de reser­var cotas para pre­tos, par­dos, indí­ge­nas, quilom­bo­las e pes­soas com defi­ciên­cia.

A clas­si­fi­cação no proces­so sele­ti­vo do Fies será fei­ta de acor­do com a ordem decres­cente das notas obti­das pelos can­didatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de prefer­ên­cia e modal­i­dade de con­cor­rên­cia.

A ordem de pri­or­i­dades priv­i­le­gia os can­didatos que não con­cluíram o ensi­no supe­ri­or e/ou não foram ben­e­fi­ci­a­dos pelo finan­cia­men­to estu­dan­til.

É veda­da a con­cessão de novo finan­cia­men­to do Fies a can­didatos que não ten­ham quita­do o finan­cia­men­to ante­ri­or pelo Fies ou pelo Pro­gra­ma de Crédi­to Edu­ca­cional ou que se encon­trem em perío­do de uti­liza­ção do finan­cia­men­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d