...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Aplicação da prova de exatas do Enem digital será neste domingo

Aplicação da prova de exatas do Enem digital será neste domingo

Rio de Janeiro - Candidatos participam da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, na UniCarioca. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil (Repro­dução)

Conhecimentos sobre matemática e ciências da natureza serão avaliados


Pub­li­ca­do em 06/02/2021 — 08:00 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Aman­hã (7) será o segun­do dia de apli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) dig­i­tal. Esta é a primeira edição do exame, que é apli­ca­do de for­ma pilo­to para um número reduzi­do de par­tic­i­pantes. As notas poderão ser usadas para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or. Assim como no primeiro dia de apli­cação, os par­tic­i­pantes poderão levar cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de cor pre­ta, dessa vez para faz­er os cál­cu­los em fol­ha de ras­cun­ho. 

Neste segun­do dia de apli­cação, os can­didatos farão as questões de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. No últi­mo domin­go (31), fiz­er­am as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. O número de questões obje­ti­vas, 90 por dia, o tem­po de pro­va e os horários de apli­cação são os mes­mos do Enem impres­so. Os par­tic­i­pantes terão, aman­hã, cin­co horas para resolver as questões. Os portões abrem tam­bém às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

As questões obje­ti­vas serão todas mar­cadas na tela, e os par­tic­i­pantes não pre­cis­arão preencher o cartão-respos­ta à mão. A cane­ta poderá ser usa­da para faz­er os cál­cu­los das provas de exatas à mão na fol­ha de ras­cun­ho que rece­berão.

De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), cer­ca de 30 mil can­didatos fiz­er­am o Enem dig­i­tal, o que cor­re­sponde a aprox­i­mada­mente 32% do total de 93 mil inscritos.

A apli­cação pilo­to do Enem dig­i­tal dev­erá ser o iní­cio das mudanças no Enem. A intenção é que o exame seja total­mente dig­i­tal até 2026.

O que levar

lista do que pode ou não tam­bém é semel­hante ao Enem impres­so. Por con­ta da pan­demia do novo coro­n­avírus, o Enem terá regras espe­ci­ais de biosse­gu­rança. Este ano, além do doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação com foto e da cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente, itens obri­gatórios tam­bém nos exam­es ante­ri­ores, a más­cara de pro­teção facial pas­sa a inte­grar essa lista.

É recomen­da­do que os par­tic­i­pantes lev­em más­caras extras para tro­car durante a pro­va. A más­cara deve ser usa­da da maneira cor­re­ta, cobrindo o nar­iz e a boca. Caso o par­tic­i­pante des­obe­deça as regras, será elim­i­na­do. Haverá nos locais de pro­va álcool em gel para que os estu­dantes higi­en­izam as mãos, mas é per­mi­ti­do que os par­tic­i­pantes lev­em seu próprio pro­du­to caso dese­jem.

Os par­tic­i­pantes podem levar tam­bém a própria água e/ou bebidas não alcoóli­cas e lanche. Além dis­so, caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, na Pági­na do Par­tic­i­pante, imprim­ir a Declar­ação de Com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha.

A declar­ação deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar a fal­ta ao tra­bal­ho.

É impor­tante lem­brar que par­tic­i­pantes que estiverem com sin­tomas de covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa não devem com­pare­cer ao exame. A medi­da é necessária para que o vírus não se espal­he e mais pes­soas sejam con­t­a­m­i­nadas. Ness­es casos, os can­didatos poderão faz­er a pro­va na data da reapli­cação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão faz­er o pedi­do pela Pági­na do Par­tic­i­pante. O pedi­do deve ser feito entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Enem 2020

O Inep vai divul­gar os cader­nos de provas do Enem dig­i­tal logo após o fim da apli­cação, como ocor­reu no primeiro dia do exame. Eles estarão disponíveis no site do Inep, onde poderão ser baix­a­dos. Ao con­trário do Enem impres­so, já que a pro­va será no com­puta­dor, os par­tic­i­pantes não poderão levar os cader­nos de pro­va. Os can­didatos podem, no entan­to, ano­tar as respostas na fol­ha de ras­cun­ho. Os gabar­i­tos ofi­ci­ais serão divul­ga­dos até 10 de fevereiro.

O Enem 2020 tem uma ver­são impres­sa, que foi apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma ver­são dig­i­tal. Cer­ca de 2,5 mil­hões de estu­dantes fiz­er­am as provas do Enem impres­so, o equiv­a­lente a menos da metade dos inscritos.

O exame, tan­to o impres­so quan­to o dig­i­tal, foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zonas e o impres­so foi sus­pen­so em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) dev­i­do aos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ess­es estu­dantes poderão faz­er as provas tam­bém na reapli­cação. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais, em todo o país, con­trárias à real­iza­ção do exame.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d