...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Campanha contra gripe imuniza 40% do público alvo no país

Campanha contra gripe imuniza 40% do público alvo no país

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Estados devem ampliar calendário de vacinação


Pub­li­ca­do em 30/05/2023 — 08:56 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A cam­pan­ha nacional de vaci­nação con­tra a influen­za (gripe) imu­ni­zou ape­nas 40,69% do públi­co alvo. A mobi­liza­ção — ini­ci­a­da em 10 de abril — ter­mi­na nes­ta quar­ta-feira (31), mas o Min­istério da Saúde divul­gou uma ori­en­tação para que esta­dos e municí­pios ampliem o cal­endário e con­tin­uem com as imu­niza­ções, enquan­to durarem os esto­ques de vaci­nas. 

“Quero con­cla­mar a união de todos pelo nos­so Movi­men­to Nacional pela Vaci­nação, um movi­men­to do Min­istério da Saúde, dos esta­dos, dos municí­pios e de toda a sociedade civ­il. A ciên­cia voltou e pre­cisamos retomar a con­fi­ança da pop­u­lação nas vaci­nas. Essa é uma mis­são de todos nós”, afir­mou a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divul­ga­da à impren­sa na noite de segun­da-feira (29).

Casos graves

Segun­do o Min­istério da Saúde, a imu­niza­ção aju­da a evi­tar casos graves da doença. Os últi­mos dados do gov­er­no mostram que foram apli­cadas 35,2 mil­hões de dos­es, o que atingiu 40,69% do públi­co for­ma­do por gru­pos de idosos, cri­anças com seis meses a cin­co anos de idade, ges­tantes, profis­sion­ais de saúde, puér­peras e pro­fes­sores, entre out­ros.

O Amapá con­seguiu a mel­hor cober­tu­ra, atingin­do 85,2% do públi­co alvo, e o úni­co a super­ar 75%. Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os úni­cos esta­dos a atin­gir menos de 25% de cober­tu­ra.

A cidade do Rio de Janeiro anun­ciou que vai pror­rog­ar a vaci­nação para além do dia 31. Qual­quer pes­soa com mais de seis meses de idade pode ser imu­niza­da. Na cidade, a vaci­na con­tra a gripe está disponív­el nas 237 unidades de Atenção Primária (clíni­cas da família e cen­tros munic­i­pais de saúde), de segun­da a sex­ta-feira, das 8h às 17h.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d