...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Como lidar com o nervosismo na hora do Enem

Como lidar com o nervosismo na hora do Enem

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Confira dicas para a reta final de preparação


Pub­li­ca­do em 18/11/2021 — 06:45 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Primeiro, pare tudo que estiv­er fazen­do. Depois, sente-se em um local silen­cioso. Preste atenção na res­pi­ração. Inspire em qua­tro segun­dos, segure o ar por dois segun­dos e solte o ar em qua­tro segun­dos. Repi­ta essa res­pi­ração algu­mas vezes. Preste atenção em cada parte do cor­po, começan­do pelo dedo do pé, e, deva­gar, vá subindo até o topo da cabeça. Pense que cada parte está relaxan­do. Por fim, imag­ine uma luz doura­da envol­ven­do todo o cor­po. 

Quem ensi­na o exer­cí­cio, que pode durar 5 min­u­tos, é a dire­to­ra da esco­la Teia Mul­ti­cul­tur­al, Geor­gya Cor­rea. O obje­ti­vo é acal­mar e com­pen­sar as emoções. Algo essen­cial na reta final para o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), que começa a ser apli­ca­do no próx­i­mo domin­go (21).

“Tem momen­tos que os estu­dantes estão mais descom­pen­sa­dos, com ansiedade e ner­vo­sis­mo. É sabido que quan­do a pes­soa está ner­vosa e mais agi­ta­da, a parte int­elec­tu­al dela está menos conec­ta­da. Ela está mais no lugar das emoções fortes. Con­segue pen­sar e racioci­nar menos. Traz­er esse esta­do de cal­ma [é impor­tante] para con­seguir conec­tar com o que pre­cisa, que é o racional, no momen­to do exame”, diz Geor­gya.

Aulas de yoga, med­i­tação e mind­ful­ness - práti­ca que, de for­ma sim­pli­fi­ca­da, visa des­per­tar um esta­do de atenção e con­sciên­cia ple­na do momen­to pre­sente — fazem parte do cur­rícu­lo da Teia Mul­ti­cul­tur­al des­de a infân­cia. “Para apren­der a se autor­reg­u­lar e se equi­li­brar pre­cisa ter fer­ra­men­tas e estraté­gias”, expli­ca a dire­to­ra.

Geor­gya con­ta que os exer­cí­cios com os alunos seguiram mes­mo em meio a pan­demia, nas aulas remo­tas. A práti­ca que ela descreveu pode ser fei­ta tan­to em momen­tos de ner­vo­sis­mo, em inter­va­l­os de estu­dos, antes de começar a pro­va do Enem e até mes­mo antes de dormir, para acal­mar a mente e o cor­po. Out­ra dica é, antes de começar o exer­cí­cio, beber água e com­er um pedaço de choco­late, para o cor­po enten­der que foi ali­men­ta­do e hidrata­do e, assim, sair do esta­do de ner­vo­sis­mo.

Em setem­bro, enquete real­iza­da pelo Fun­do das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef) com 4 mil ado­les­centes de 15 a 19 anos de todo o Brasil sobre saúde men­tal na pan­demia e acol­hi­men­to psi­cológi­co mostrou que 72% dos respon­dentes sen­ti­ram neces­si­dade de pedir aju­da em relação ao bem-estar físi­co e men­tal durante a quar­ente­na. Ain­da assim, 41% não recor­reram a ninguém.

Fazer o que gosta

Segun­do a psicólo­ga e neu­rop­si­cope­d­a­goga Alessan­dra Augus­to, não é pre­ciso se assus­tar, pois ter um pouco de ansiedade, mão gela­da, frio na bar­ri­ga, antes de um exame como Enem é nor­mal. “Vou sen­tar, faz­er uma res­pi­ração mais lon­ga e começar a pro­va”, ori­en­ta.

Se, no entan­to, já nes­sa reta final, o ner­vo­sis­mo for grande e vier acom­pan­hado de sin­tomas como taquicar­dia, dor no peito, angús­tia, o ide­al é procu­rar um profis­sion­al de saúde para obter as ori­en­tações necessárias. “Procu­rar profis­sion­al antes, con­ver­sar com um profis­sion­al de saúde men­tal. [Pre­cisamos] tirar o estig­ma de procu­rar um psiquia­tra”, diz.

Para a reta final de preparação para o Enem, Alessan­dra tam­bém dá algu­mas dicas que podem aju­dar no ner­vo­sis­mo. De acor­do com ela, o ide­al um dia antes da pro­va é relaxar e faz­er algo que se gos­ta e deixar os estu­dos um pouco de lado. “Não adi­anta inten­si­ficar os estu­dos na sem­ana ante­ri­or ou alguns dias antes, isso só aumen­ta a angús­tia e a ansiedade, trazen­do a sen­sação de que está fal­tan­do algu­ma coisa”.

Uma roti­na de ali­men­tação leve e de boas noites de sono tam­bém aju­dam o can­dida­to a ficar mais tran­qui­lo na hora do exame. “Com isso, con­si­go equi­li­brar min­has emoções, quan­do dur­mo bem, fico tran­qui­lo, quan­do con­si­go ter uma ali­men­tação equi­li­bra­da, reg­u­lar­i­zo os hor­mônios que me trazem sen­sação do praz­er, vou estar mais prepara­do para gatil­hos que pos­sam me irri­tar, traz­er impaciên­cia”, diz Alessan­dra.

Ritual de prova

Segun­do o coor­de­nador ger­al do vestibu­lar do colé­gio e cur­so Zero­Hum, José Tavares, é impor­tante que os estu­dantes ten­ham um rit­u­al de pro­va, ou seja, que sep­a­rem na véspera todo o mate­r­i­al necessário, como duas cane­tas esfer­e­ográ­fi­cas, doc­u­men­to de iden­ti­dade, más­cara, lanche e água. No dia do exame, colo­car uma roupa con­fortáv­el. “Se ele tiv­er um rit­u­al de pro­va, ele con­segue ficar mais tran­qui­lo”, diz.

Enem 2021 - O que levar e o que não levar

Repro­dução:  Arte/Agência Brasil

Na hora de faz­er a pro­va, o pro­fes­sor ori­en­ta os estu­dantes a lerem todo o exame e a assi­nalarem as questões que têm mais facil­i­dade. No primeiro dia, próx­i­mo domin­go (21), quan­do os can­didatos farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação, a dica é começar pela redação. “Alguns deix­am a redação para o final, eu sou um pouco temeroso com essa estraté­gia, porque se a pro­va estiv­er pesa­da, ele não vai ter cabeça para faz­er a redação. Então, [ori­en­to para] deixar a redação ao menos ras­cun­ha­da, já na primeira hora de pro­va”.

Out­ra dica é con­hecer o local que fará o exame, se pos­sív­el, faz­er o cam­in­ho alguns dias antes para con­hecer e cal­cu­lar o tem­po de deslo­ca­men­to. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação, na Pági­na do Par­tic­i­pante. Tam­bém é recomen­da­do chegar com ante­cedên­cia no dia da pro­va.

Enem 2021

O Enem será apli­ca­do nos dias 21 e 28 de novem­bro para mais de 3 mil­hões de estu­dantes em todo o país, tan­to na ver­são impres­sa quan­to na dig­i­tal. No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No segun­do, matemáti­ca e ciên­cias da natureza. O exame é usa­do para ingres­sar no ensi­no supe­ri­or públi­co pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para con­cor­rer a bol­sas de estu­do pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e para par­tic­i­par do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Agenda_Enem_2021

Repro­dução: Arte/Agência Brasil

Questões do Enem

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) preparou um ban­co que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020 para que os estu­dantes pos­sam tes­tar os con­hec­i­men­tos e se preparar mel­hor para a pro­va. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d