...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Covid-19: fiscalização autua estabelecimentos em Belo Horizonte e DF

Covid-19: fiscalização autua estabelecimentos em Belo Horizonte e DF

fiscalizacao-nos-estabelecimentos-comerciais-no-primeiro-dia-do-carnaval.-foto-divulgacao-pmdf-2-1024x683 (1)

© Divulgação/DF Legal (Repro­dução)

Festas de carnaval estão proibidas para conter avanço da pandemia


Pub­li­ca­do em 15/02/2021 — 12:56 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

No ter­ceiro dia da fis­cal­iza­ção de com­bate a aglom­er­ações que des­cumprem as nor­mas san­itárias con­tra a covid-19 no perío­do de car­naval, os agentes da Sec­re­taria de Esta­do da Pro­teção da Ordem Urbanís­ti­ca do Dis­tri­to Fed­er­al (DF Legal) aplicaram 17 mul­tas a esta­b­elec­i­men­tos em difer­entes cidades do (DF). Cada autu­a­do terá de pagar R$ 20 mil à sec­re­taria. No total, ontem (14), os agentes de fis­cal­iza­ção realizaram 98 vis­to­rias, com 10 inter­dições de esta­b­elec­i­men­tos.

Con­forme infor­mações do DF Legal, a força-tare­fa do GDF real­i­zou, des­de o dia 12, quan­do a oper­ação teve iní­cio, 264 vis­to­rias a esta­b­elec­i­men­tos em todas as cidades do Dis­tri­to Fed­er­al. Dess­es, 14 even­tos foram inter­di­ta­dos por diver­sas situ­ações, sendo que seis eram even­tos car­navale­scos. Ess­es esta­b­elec­i­men­tos tam­bém foram mul­ta­dos.

“Out­ras 26 mul­tas foram apli­cadas por des­cumpri­men­to de nor­mas san­itárias, como fal­ta de álcool gel, afer­ição de tem­per­atu­ra e dis­tan­ci­a­men­to das mesas, entre out­ros”, infor­mou o órgão.

Pro­movi­da pelo DF Legal em parce­ria com dez órgãos, entre eles Polí­cia Mil­i­tar, Detran e a Vig­ilân­cia San­itária, a força-tare­fa bus­ca garan­tir o cumpri­men­to do decre­to edi­ta­do na últi­ma quin­ta-feira (11) pelo gov­er­nador Ibaneis Rocha que pre­tende con­ter o avanço da covid-19 no feri­ado pro­lon­ga­do de car­naval.

O decre­to proíbe fes­tas, blo­cos e qual­quer even­to que gere aglom­er­ação durante o car­naval e impõe restrições a bares e restau­rantes. Ess­es esta­b­elec­i­men­tos só podem oper­ar com metade da capaci­dade total e não podem per­mi­tir que clientes dancem ou con­sumam pro­du­tos em pé.

Belo Horizonte

Em Belo Hor­i­zonte, os fis­cais de Con­t­role Urbanís­ti­co e Ambi­en­tal realizaram a inter­dição de 21 esta­b­elec­i­men­tos por des­cumpri­men­to dos pro­to­co­los san­itários. Foram inter­di­ta­dos 17 esta­b­elec­i­men­tos na sex­ta-feira, três no sába­do e um no domin­go. As ações, que con­taram com o apoio dos agentes da Guar­da Munic­i­pal, tam­bém resul­taram na apli­cação de três mul­tas.

Segun­do a prefeitu­ra, hou­ve uma inten­si­fi­cação na fis­cal­iza­ção nesse perío­do do car­naval e os esta­b­elec­i­men­tos autu­a­dos por des­cumprirem os pro­to­co­los san­itários, além da inter­dição, estão sujeitos à mul­ta no val­or de R$ 18.359,66.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d