...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Dr. Jairinho e mãe de menino Henry prestam depoimento no Rio

Dr. Jairinho e mãe de menino Henry prestam depoimento no Rio

Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry Borel, deixa à Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca(16ªDP), após prestar depoimento sobre a morte do menido de 4 anos.
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Casal foi preso temporariamente acusado da morte do menino de 4 anos


Pub­li­ca­do em 08/04/2021 — 12:02 Por Cristi­na Índio do Brasil – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O vereador Dr. Jair­in­ho (afas­ta­do do Sol­i­dariedade) e a namora­da Monique Medeiros da Cos­ta e Sil­va prestam depoi­men­to na Del­e­ga­cia de Polí­cia da Bar­ra da Tiju­ca (16ªDP). Eles foram pre­sos na man­hã de hoje (8), em Ban­gu, na zona oeste da cidade, sus­peitos da morte do meni­no Hen­ry Borel, de 4 anos, fil­ho de Monique, ocor­ri­da no dia 8 de março.

O padras­to Dr. Jair­in­ho e a mãe moravam com Hen­ry em um aparta­men­to de um con­domínio da Bar­ra, onde o meni­no, segun­do inves­ti­gações da Polí­cia Civ­il, teria sofri­do fortes agressões. O meni­no tin­ha pas­sa­do o fim de sem­ana com o pai, o engen­heiro Leniel Borel, que o deixou em casa na noite de domin­go (dia 7 de março).

O advo­ga­do de defe­sa do casal, André Bar­reto, chegou à del­e­ga­cia logo após a prisão do vereador e da mãe de Hen­ry. Procu­ra­do pela reportagem da Agên­cia Brasil, o advo­ga­do não respon­deu às men­sagens.

Em um site cri­a­do pelo casal e sua defe­sa há alguns dias, no entan­to, eles dizem ser inocentes e acred­i­tar que “a justiça prevale­cerá”.

Redes sociais

O pai de Hen­ry, Leniel Borel, pos­tou uma men­sagem na madru­ga­da de hoje, no Insta­gram. No vídeo, Hen­ry aparece dançan­do.

“Hen­ry, 30 dias des­de que te dei o últi­mo abraço. Nun­ca vou esque­cer de cada min­u­to do nos­so últi­mo final de sem­ana jun­tos. Deixar você bem, cheio de vida, com todos os son­hos e von­tades de uma cri­ança inocente. Des­culpe o papai por não ter feito mais, luta­do mais e pro­te­gi­do você muito mais. Con­fi­amos que Deus fará sobres­sair a tua justiça como a luz, e o teu juí­zo como o meio-dia. Salmos 37”, escreveu o engen­heiro.

Conselho de Ética

A vereado­ra Tere­sa Bergher (Cidada­nia) infor­mou hoje que vai pedir ao Con­sel­ho de Éti­ca da Câmara Munic­i­pal do Rio, do qual ela é inte­grante, o afas­ta­men­to de Dr. Jair­in­ho do seu manda­to de vereador e do próprio cole­gia­do.

“Pre­cisa ser afas­ta­do ime­di­ata­mente. Pela imagem da Casa, pela cred­i­bil­i­dade de cada um de nós vereadores e por respeito a esta cri­ança víti­ma de um cru­el assas­si­na­to e a toda a pop­u­lação que rep­re­sen­ta­mos”, afir­mou a vereado­ra, que é auto­ra da emen­da que criou o con­sel­ho.

O vereador Chico Alen­car (PSOL) tam­bém defend­eu, pelo Twit­ter, o afas­ta­men­to do Dr. Jair­in­ho do manda­to de vereador. “Vereador Jair­in­ho — doutor que nun­ca exerceu a função — do “Sol­i­dariedade” (!), muito influ­ente no poder car­i­o­ca em suces­sivos gov­er­nos, está pre­so, acu­sa­do de um crime abom­ináv­el. Tem q ser afas­ta­do ime­di­ata­mente do manda­to. Depois, de posse do inquéri­to, pedi­re­mos sua cas­sação”.

O Con­sel­ho de Éti­ca da Câmara Munic­i­pal do Rio vai se reunir hoje, às 18h.

Jair­in­ho foi eleito mem­bro do cole­gia­do no dia 11 de março. Se ele for afas­ta­do, a vaga será ocu­pa­da pelo seu suplente, o vereador Luiz Ramos Fil­ho (PMN).

“Nun­ca pode­ria imag­i­nar que assumiria numa situ­ação des­ta. Fui eleito suplente do Con­sel­ho de Éti­ca e vou cumprir o meu papel. O caso é extrema­mente grave e o con­sel­ho de éti­ca da câmara pre­cisa dar uma respos­ta ime­di­a­ta, Mas temos que agir com impar­cial­i­dade, com firmeza e ampara­dos pela lei. Pre­cisamos ouvir a procu­rado­ria da casa para dar uma respos­ta à sociedade”, disse Ramos Fil­ho.

Afastamento do partido

Ontem (7), o par­tido Sol­i­dariedade comu­ni­cou “o afas­ta­men­to do vereador Jairo Souza San­tos Junior, con­heci­do como Dr. Jair­in­ho” da leg­en­da. Em nota, o par­tido disse que aguar­da a apu­ração dos fatos e uma posição final da Justiça.

“Nós, enquan­to um par­tido for­ma­do por cidadãos que bus­cam um futuro mel­hor, man­i­fes­ta­mos nos­so repú­dio a todo e qual­quer tipo de maus tratos e vio­lên­cia, prin­ci­pal­mente con­tra cri­anças e ado­les­centes. Luta­mos pelos des­fa­vore­ci­dos e seguire­mos aten­tos aos mais vul­neráveis de nos­sa sociedade”, afir­mou a leg­en­da, em nota.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d