...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

O ministro da Educação, Milton Ribeiro,participa da entrevista coletiva sobre o primeiro dia de provas do Enem
© Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil (Repro­dução)

Do total de 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas


Pub­li­ca­do em 17/01/2021 — 20:05 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 17/01/2021 — 22:47

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos can­didatos inscritos, de acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a ver­são impres­sa do Enem, que começou a ser apli­ca­da hoje (17), 2.842.332 fal­taram às provas.

Segun­do o min­istro da Edu­cação, Mil­ton Ribeiro, a abstenção recorde se deve prin­ci­pal­mente ao medo da pan­demia e a cam­pan­has con­trárias à real­iza­ção do exame. Ape­sar dis­so, con­sid­era a apli­cação vito­riosa. No ano pas­sa­do, a abstenção no primeiro dia do Enem foi 23%. “Fico sat­is­feito com o que fize­mos no meio de uma pan­demia”, diz, “[Quero] qual­i­ficar o Enem no meio de uma pan­demia como algo vito­rioso para não atrasar mais a vida de mil­hões de estu­dantes”.  Em 2009, o segun­do ano de apli­cação do Enem com a maior abstenção, a por­cent­agem de inscritos que não com­pare­ce­r­am foi de 37%.

Foram elim­i­na­dos do exame 2.967 can­didatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medi­das de segu­rança para evi­tar o con­tá­gio pelo novo coro­n­avírus, como usar más­cara cobrindo a boca e o nar­iz durante toda a apli­cação. Ao todo, 69 par­tic­i­pantes foram afe­ta­dos por questões logís­ti­cas, como emergên­cias médi­cas, fal­ta de ener­gia elétri­ca, entre out­ros. Os dados tan­to de pre­sença, quan­to das elim­i­nações, segun­do o pres­i­dente do Inep, são pre­lim­inares.

Sintomas

Nes­ta edição, por con­ta da pan­demia do novo coro­n­avírus, par­tic­i­pantes que apre­sen­tassem sin­tomas da covid-19 ou de out­ras doenças infec­to­con­ta­giosas não dev­e­ri­am com­pare­cer ao exame. Ess­es par­tic­i­pantes podem acionar o Inep e solic­i­tar a reapli­cação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Até o momen­to, 10.171 par­tic­i­pantes pedi­ram reapli­cação. Desse total, o Inep aceitou o pedi­do de 8.180.

Quem apre­sen­tou sin­tomas hoje (17) ou ontem (16), pode solic­i­tar a reapli­cação, medi­ante a apre­sen­tação de lau­do médi­co e doc­u­men­tos com­pro­batórios entre os dias 25 e 29 de janeiro.

O pres­i­dente do Inep, Alexan­dre Lopes, expli­ca que a par­tir de aman­hã (18), os par­tic­i­pantes que apre­sentarem sin­tomas devem noti­ficar o Inep e, mes­mo que ten­ham feito a pro­va no primeiro dia, não devem com­pare­cer ao segun­do dia de apli­cação, que será no próx­i­mo domin­go (24). Eles terão dire­ito a reapli­cação.

Reaplicação

Estu­dantes relataram neste domin­go que foram impe­di­dos de entrar nos locais de apli­cação porque as salas estavam cheias e seria pre­ciso respeitar o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­tic­i­pantes. Ques­tion­a­do, Lopes diz que a situ­ação está sendo apu­ra­da. Ess­es par­tic­i­pantes tam­bém terão dire­ito a faz­er a pro­va na data da reapli­cação. Segun­do o pres­i­dente, esse casos foram relata­dos em 11 locais de pro­va em Flo­ri­anópo­lis (SC), Curiti­ba (PR), Lon­d­ri­na (PR), Pelotas (RS), Cax­i­as do Sul (RS) e Canoas (RS).

Tam­bém terão dire­ito a reapli­cação os 160.548 estu­dantes que fari­am a pro­va no esta­do do Ama­zonas, 2.863 em Rolim de Moura (RO) e 969 em Espigão D’Oeste (RO), por con­ta dos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ao todo, segun­do o min­istro da Edu­cação, foram quase 20 ações judi­ci­ais em todo o país con­trárias à real­iza­ção do Enem.

O Enem começa a ser apli­ca­do hoje (17) na ver­são impres­sa. Os estu­dantes fiz­er­am as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e de redação. A pro­va segue no próx­i­mo domin­go (24), quan­do serão apli­cadas as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Este ano, o exame terá tam­bém uma ver­são online, que será apli­ca­da nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Acom­pan­he a entre­vista com­ple­ta:

Matéria atu­al­iza­da às 22h49 para com­ple­men­to de infor­mação

inep_entrevista_coletiva_provas_do_enem-mcajr1701213673 (501 x 334)O Pres­i­dente do Inep, Alexan­dre Lopes e o min­istro da Edu­cação, Mil­ton Ribeiro, par­tic­i­pam da entre­vista cole­ti­va sobre o primeiro dia de provas do Enem — Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil (Repro­dução)

Edição: Aline Leal

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Cerca de 88% afirmam que os gastos afetam o orçamento familiar Alice Rodrigues* Pub­li­ca­do em …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d