...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para o Enem 2022 começam hoje

Inscrições para o Enem 2022 começam hoje

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Taxa pode ser paga por Pix ou cartão de crédito


Pub­li­ca­do em 10/05/2022 — 06:02 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

As inscrições para o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) começam hoje (10) e vão até o próx­i­mo dia 21. Nes­ta edição, os inter­es­sa­dos em par­tic­i­par do exame poderão faz­er o paga­men­to da taxa de inscrição por meio de PIX ou cartão de crédi­to.

As provas serão real­izadas nos dias 13 e 20 de novem­bro. A apli­cação dos testes impres­sos seguirá o horário de Brasília. A aber­tu­ra dos portões será às 12h e o fechamen­to às 13h. O iní­cio das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o tér­mi­no das provas será às 19h. No segun­do dia de testes, às 18h30.

O resul­ta­do dos recur­sos para isenção da taxa de inscrição já está disponív­el na Pági­na do Par­tic­i­pante. O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedi­dos não garante a inscrição no exame.

A taxa de inscrição para o Enem 2022, ver­sões dig­i­tal e impres­sa, foi man­ti­da no val­or de R$ 85. O perío­do para efe­t­u­ar o paga­men­to ter­mi­na em 27 de maio. A par­tic­i­pação no exame será garan­ti­da ape­nas após a con­fir­mação do paga­men­to da taxa.

O paga­men­to da taxa de inscrição tam­bém poderá ser feito por meio do tradi­cional bole­to, que deve ser ger­a­do na Pági­na do Par­tic­i­pante e pago em qual­quer ban­co, casa lotéri­ca, aplica­tivos bancários ou agên­cia dos Cor­reios, obe­de­cen­do aos critérios esta­b­ele­ci­dos por ess­es cor­re­spon­dentes e respei­tan­do os horários de com­pen­sação.

Os inter­es­sa­dos em faz­er o Enem 2022 que obtiver­am a isenção da taxa devem se inscr­ev­er na Pági­na do Par­tic­i­pante, mas não pre­cisam faz­er o paga­men­to para con­fir­mar a par­tic­i­pação.

Provas

O exame terá qua­tro provas obje­ti­vas e uma redação em lín­gua por­tugue­sa. Cada pro­va obje­ti­va terá 45 questões de múlti­pla escol­ha.

No primeiro dia do exame, serão apli­cadas as provas de lin­gua­gens, códi­gos e redação (lín­gua por­tugue­sa, lit­er­atu­ra, lín­gua estrangeira, artes, edu­cação físi­ca e tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação) e de ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias (história, geografia, filosofia e soci­olo­gia).

A apli­cação terá cin­co horas e 30 min­u­tos de duração, con­tadas a par­tir da autor­iza­ção do chefe de sala para o iní­cio das provas.

No segun­do dia do exame, serão apli­cadas as provas de ciên­cias da natureza (quími­ca, físi­ca e biolo­gia) e matemáti­ca e suas tec­nolo­gias. A apli­cação terá cin­co horas de duração, con­tadas a par­tir da autor­iza­ção do chefe de sala para o iní­cio das provas.

Os gabar­i­tos das provas obje­ti­vas serão divul­ga­dos no Por­tal do Inep até o ter­ceiro dia útil após a últi­ma pro­va.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d