...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Leão XIV: no Natal, 24 horas de paz em todo o mundo

Leão XIV: no Natal, 24 horas de paz em todo o mundo

Repro­dução: Vat­i­can News

Em Castel Gandolfo, o Papa responde às perguntas dos jornalistas do lado de fora da Villa Barberini. Sobre a Ucrânia, expressa tristeza pela recusa da Rússia a uma trégua de Natal e relança o apelo para que sejam respeitadas 24 horas de paz. Recorda também a visita do cardeal Pizzaballa a Gaza e manifesta o desejo de que o acordo de cessar-fogo “siga adiante”. O Pontífice declara-se ainda “muito decepcionado” com a aprovação de uma lei sobre suicídio assistido no estado de Illinois, nos EUA.


Vat­i­can News“Faço mais uma vez este pedi­do a todas as pes­soas de boa von­tade para que respeit­em, ao menos na fes­ta do nasci­men­to do Sal­vador, um dia de paz.” Este foi o ape­lo de Leão XIV às vésperas das fes­tivi­dades natali­nas, lança­do nes­ta noite de 23 de dezem­bro, a poucos dias do Natal, a par­tir de Cas­tel Gandolfo.Como todas as sem­anas, o Pon­tí­fice pas­sou ali o seu dia de des­can­so e tra­bal­ho. Os fiéis, com canções natali­nas, além da músi­ca da ban­da munic­i­pal de Cas­tel Gan­dol­fo, acol­her­am sua saí­da da Vil­la Bar­beri­ni. O páro­co, padre Tadeusz Roz­mus, da Paróquia Pon­tif­í­cia de São Tomás de Vil­lano­va, dirigiu ao Papa os votos de Feliz Natal em nome de todos e lhe entre­gou o pre­sente de alguns pro­du­tos típi­cos.

Um dia de paz em todo o mundo

Como já é cos­tume, Leão XIV deteve-se com um grupo de jor­nal­is­tas para respon­der às suas per­gun­tas. Ori­ente Médio e Ucrâ­nia estiver­am entre os temas abor­da­dos. Sobre a Ucrâ­nia, onde nas últi­mas horas inten­sos ataques rus­sos atin­gi­ram diver­sas regiões, o Papa Leão afir­mou: “Real­mente, entre as coisas que me causam mui­ta tris­teza nestes dias está o fato de que, aparente­mente, a Rús­sia recu­sou o pedi­do de uma trégua de Natal”. O Bis­po de Roma reit­er­ou então o seu ape­lo para que no Natal seja respeita­do um momen­to de trégua: “Quem sabe nos escutem e haja 24 horas, um dia de paz em todo o mun­do”.

Que o acordo de paz no Oriente Médio siga adiante

Ain­da voltan­do o olhar para a guer­ra, des­ta vez do Ori­ente Médio, onde se dis­cute a Fase 2 do ces­sar-fogo, o Papa recor­dou a “belís­si­ma visi­ta” real­iza­da nestes dias a Gaza pelo cardeal Pier­bat­tista Piz­z­a­bal­la, patri­ar­ca lati­no de Jerusalém. “Há uma hora estive em con­ta­to com o páro­co”, ou seja, o padre Gabriel Romanel­li, pas­tor da igre­ja da Sagra­da Família, na Cidade de Gaza. “Eles estão ten­tan­do cel­e­brar uma fes­ta em meio a uma situ­ação ain­da muito precária. Esper­amos — acres­cen­tou Leão — que o acor­do de paz siga adi­ante”.

Decepção com a lei sobre suicídio assistido em Illinois

Voltan­do a atenção para os Esta­dos Unidos, o Papa comen­tou a recente aprovação, em seu esta­do de origem, Illi­nois, de uma lei que per­mite o suicí­dio assis­ti­do para adul­tos com doenças ter­mi­nais e prognós­ti­co de seis meses ou menos, a par­tir de setem­bro de 2026. Leão XIV expli­cou que já havia trata­do do tema “de for­ma muito explíci­ta” com o gov­er­nador JB Pritzk­er durante a audiên­cia no Vat­i­cano, em novem­bro pas­sa­do: “Naque­la época, o pro­je­to de lei já esta­va sobre a mesa dele”. “Fomos muito claros quan­to à neces­si­dade de respeitar a sacral­i­dade da vida, do iní­cio ao fim. E, infe­liz­mente, por diver­sas razões, ele decid­iu assi­nar aque­le pro­je­to de lei. Estou muito decep­ciona­do com isso”, sub­lin­hou o Pon­tí­fice.

Em segui­da, con­vi­dou “a todos, espe­cial­mente nes­ta fes­ta de Natal, a refle­tirem sobre a natureza da vida humana, sobre o val­or da vida humana. Deus se fez humano como nós para nos mostrar o que sig­nifi­ca ver­dadeira­mente viv­er a vida humana”. A esper­ança e a oração do Pon­tí­fice são para que “o respeito pela vida volte a crescer em todos os momen­tos da existên­cia humana, da con­cepção até a morte nat­ur­al”.

Obri­ga­do por ter lido este arti­go. Se quis­er se man­ter atu­al­iza­do, assine a nos­sa newslet­ter cli­can­do aqui e se inscre­va no nos­so canal do What­sApp aces­san­do aqui

vaticannews.va/pt/

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d