...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Polícia Federal combate tráfico de armas da Europa para o Brasil

Polícia Federal combate tráfico de armas da Europa para o Brasil

Repro­dução: © Polí­cia Fed­er­al

Esquema criminoso importou mais de 43 mil pistolas e fuzis


Pub­li­ca­do em 05/12/2023 — 11:39 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) des­en­cadeou, nes­ta terça-feira (5), a oper­ação Dako­vo, con­tra um esque­ma de trá­fi­co de armas europeias para o Brasil. Segun­do a PF, uma empre­sa com sede no Paraguai foi respon­sáv­el por impor­tar mil­hares de pis­to­las e fuzis fab­ri­ca­dos na Croá­cia, Turquia, Repúbli­ca Tcheca e Eslovê­nia. 

No Paraguai, segun­do as inves­ti­gações, as armas tin­ham sua iden­ti­fi­cação ras­pa­da para difi­cul­tar o ras­trea­men­to. Elas eram repas­sadas a gru­pos de traf­i­cantes de arma­men­tos que atu­am na fron­teira com o Brasil. Dali, eram reven­di­das a facções crim­i­nosas brasileiras.

Mandados de prisão

A PF esti­ma que mais de 43 mil armas foram impor­tadas no esque­ma em um perío­do de três anos. Em quase 70 oper­ações poli­ci­ais foram apreen­di­das 659 armas em dez esta­dos brasileiros.

Polícia Federal do Brasil e Polícia do Paraguai deflagram a Operação DAKOVO, de combate ao tráfico internacional de armas. Foto: Polícia Federal
Repro­dução: Polí­cia Fed­er­al do Brasil e Polí­cia do Paraguai defla­gram a Oper­ação DAKOVO, de com­bate ao trá­fi­co inter­na­cional de armas. Foto: Polí­cia Fed­er­al — Polí­cia Fed­er­al

Des­de o iní­cio das inves­ti­gações — feitas em parce­ria com o Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF) e com autori­dades paragua­ias — já foram expe­di­dos 25 man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va e 54 de bus­ca e apreen­são nos dois país­es e tam­bém nos Esta­dos Unidos.

Nes­ta terça-feira, foi apreen­di­da grande quan­ti­dade de dólares, ain­da a ser con­tabi­liza­da. Cen­te­nas de fuzis e pis­to­las foram recol­hi­das na sede da empre­sa paragua­ia. Tam­bém foi descober­to o local onde é fei­ta a ras­pagem da iden­ti­fi­cação das armas.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d