...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Primeiro dia de provas do Enem 2021 tem 26% de abstenção

Primeiro dia de provas do Enem 2021 tem 26% de abstenção

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

Balanço foi divulgado em coletiva promovida pelo Inep


Pub­li­ca­do em 21/11/2021 — 20:10 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 21/11/2021 — 21:38

O primeiro dia de apli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021 dig­i­tal e impres­so teve 26% de abstenção. Do total de 3,1 mil­hões de can­didatos inscritos, cer­ca de 2,3 mil­hões com­pare­ce­r­am às provas de hoje (21), em mais de 1,7 mil municí­pios. Os números foram divul­ga­dos nes­ta noite pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).   

Con­sideran­do ape­nas o Enem impres­so, que con­cen­tra a maior parte das inscrições, 3.040.907, as fal­tas chegaram a 25,5%. O esta­do com a maior por­cent­agem de fal­tas foi o Ama­zonas, com 40,6%. No Enem dig­i­tal, 46,1% dos 68.893 inscritos não com­pare­ce­r­am ao exame.

“Acred­i­to que o Enem foi um suces­so”, avaliou o min­istro da Edu­cação, Mil­ton Ribeiro, em cole­ti­va de impren­sa. Segun­do ele, mes­mo com número reduzi­do de inscritos, menor que edições ante­ri­ores, a por­cent­agem de fal­tas, ain­da em perío­do de pan­demia, foi baixa e se equipara aos índices de abstenção obser­va­dos antes da pan­demia. “Isso demon­stra que, mes­mo em pan­demia, tive­mos uma boa assiduidade”, com­ple­men­tou o pres­i­dente do Inep, Dani­lo Dupas.

Na edição de 2020, apli­ca­da em janeiro deste ano, o primeiro dia do Enem impres­so reg­istrou a abstenção recorde de 51,5%. Já no primeiro dia do Enem dig­i­tal 2020, 68,1% dos 93 mil can­didatos inscritos fal­taram às provas.

No primeiro dia do Enem 2021, os estu­dantes fiz­er­am as provas de redação, lin­gua­gens e ciên­cias humanas. O exame segue no próx­i­mo domin­go (28), quan­do serão apli­cadas as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

Segun­do o Inep, os dados apre­sen­ta­dos são pre­lim­inares. Ain­da não há um bal­anço de quan­tos estu­dantes tiver­am inter­cor­rên­cias de apli­cação, como fal­ta de luz. Ess­es estu­dantes terão dire­ito a reapli­cação da pro­va, que será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O perío­do para pedir a reapli­cação é de 29 de novem­bro a 3 de dezem­bro.

Os dados da segu­rança tam­bém foram apre­sen­ta­dos na pan­demia. Segun­do a Polí­cia Fed­er­al, foram cumpri­dos 27 man­da­dos de prisão. Todos de pes­soas que já eram procu­radas pela polí­cia por crimes como trá­fi­co de dro­gas e estupro de vul­neráv­el, e que fiz­er­am inscrição no exame. Não hou­ve inter­cor­rên­cias nas provas.

Interferência

Na cole­ti­va, Ribeiro voltou a afir­mar que não hou­ve inter­fer­ên­cia no Enem por parte da atu­al gestão. “Acho que os sen­hores que tiver­am aces­so a per­gun­tas que foram feitas, pud­er­am notar que even­tual­mente segue o mes­mo padrão”, disse. E acres­cen­tou: “Se tivesse inter­fer­ên­cia, pode­ria ser que algu­mas per­gun­tas nem estivessem ali”.

O Enem ocorre em meio a uma série de polêmi­cas envol­ven­do a atu­al gestão do Inep. Na últi­ma sex­ta-feira (19), às vésperas do exame, a Asso­ci­ação dos Servi­dores do Inep (Assinep) cole­tou, orga­ni­zou e com­pi­lou as prin­ci­pais situ­ações enfrentadas pelos fun­cionários da autar­quia, que segun­do a orga­ni­za­ção indicam assé­dio insti­tu­cional. Neste mês, 37 servi­dores pedi­ram exon­er­ação de seus car­gos, entre eles estão pes­soas lig­adas ao Enem. O doc­u­men­to foi entregue a uma série de órgãos e insti­tu­ições, como o Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) e a Con­tro­lado­ria-Ger­al da União. O TCU negou o afas­ta­men­to do pres­i­dente da insti­tu­ição, Dani­lo Dupas.

Enem 2021

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) exibe a cor­reção ao vivo das provas no pro­gra­ma Caiu no Enem, que vai ao ar nos dois dias de Enem, das 19h30 às 21h. No pro­gra­ma espe­cial da TV Brasil, que tam­bém é trans­mi­ti­do pela Agên­cia Brasil Rádio Nacional. Mais infor­mações sobre a cober­tu­ra do Enem estão disponíveis aqui.

Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Assista, na íntegra, a coletiva do Inep:

Acompanhe o que caiu no Enem, com a correção da prova:

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d