...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos obtêm dados de forma ilegal e criam sites falsos

Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/12/2025 — 10:27
unde­fined
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Crim­i­nosos têm uti­liza­do nome, Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF) e até endereços ver­dadeiros de con­tribuintes para cri­ar pági­nas fal­sas que sim­u­lam cobranças em nome da Recei­ta Fed­er­al. A práti­ca, que vem se espal­han­do pelo país, ger­ou um aler­ta ofi­cial do órgão após relatos recor­rentes em unidades de atendi­men­to.

As fraudes cos­tu­mam ser envi­adas por What­sApp, SMS ou e‑mail, sem­pre acom­pan­hadas de um link que dire­ciona o usuário a um site que imi­ta o visu­al do Por­tal Gov.br, com brasões, cores e for­matação semel­hantes às de pági­nas ofi­ci­ais. Para aumen­tar a sen­sação de aut­en­ti­ci­dade, os golpis­tas inserem dados pes­soais ver­dadeiros no doc­u­men­to fal­so.

Fisco não envia mensagens

A Recei­ta Fed­er­al reforça que não envia cobranças por aplica­tivos de men­sagem, e‑mail ou links exter­nos. Qual­quer pendên­cia, débito ou noti­fi­cação legí­ti­ma aparece exclu­si­va­mente no e‑CAC, o Cen­tro Vir­tu­al de Atendi­men­to ao Con­tribuinte, aces­sa­do pelo site ofi­cial.

Segun­do o órgão, ao rece­ber supostas cobranças com links exter­nos, o con­tribuinte deve descon­sid­er­ar a men­sagem e bus­car infor­mações dire­ta­mente no por­tal ofi­cial, dig­i­tan­do o endereço man­ual­mente no nave­g­ador.

Sinais de golpe

As pági­nas fal­sas uti­lizam endereços que não per­tencem ao domínio gov.br, prin­ci­pal indi­cador de fraude. Além dis­so, men­sagens fraud­u­len­tas cos­tu­mam traz­er ele­men­tos de urgên­cia, como:

  • pra­zos de poucos min­u­tos para paga­men­to;
  • ameaças de blo­queio de CPF ou con­tas bancárias;
  • ofer­tas de “descon­to” para paga­men­to ime­di­a­to.

Esse com­por­ta­men­to, de acor­do com a Recei­ta, é típi­co de golpes dig­i­tais que bus­cam impedir que o usuário ten­ha tem­po de ver­i­ficar infor­mações reais.

Vazamento de dados reais

Uma das car­ac­terís­ti­cas mais pre­ocu­pantes da nova modal­i­dade é o uso de dados ver­dadeiros dos con­tribuintes. Crim­i­nosos obtêm essas infor­mações por meios ile­gais, geral­mente vaza­men­tos de grandes bases de dados, e as usam para mon­tar pági­nas de cobrança fal­sas que sim­u­lam legit­im­i­dade.

Orientações ao contribuinte

A Recei­ta Fed­er­al ori­en­ta que, ao rece­ber qual­quer cobrança duvi­dosa:

  • não clique em links rece­bidos por What­sApp, SMS, e‑mail ou redes soci­ais;
  • ver­i­fique pendên­cias dire­ta­mente no e‑CAC, aces­sa­do ape­nas pelo site ofi­cial;
  • descon­fie de men­sagens que con­tenham ter­mos como “últi­mo avi­so”, “pague ago­ra” ou “urgente”; ignore ameaças de blo­queios e ofer­tas de descon­tos ime­di­atos.

Em caso de dúvi­da, a recomen­dação é con­sul­tar os canais ofi­ci­ais da Recei­ta Fed­er­al, sem­pre aces­sa­dos man­ual­mente, e nun­ca a par­tir de links envi­a­dos por ter­ceiros.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d