...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta

Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta

Repro­dução: © Tatiana Alves/Radiojornalismo EBC

Mais de 301 toneladas das plantas aquáticas foram retiradas


Pub­li­ca­do em 11/01/2023 — 23:10 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Com­lurb) removeu até o final da tarde des­ta quar­ta-feira (11), mais de 301 toneladas de gigogas das areias da pra­ia da Bar­ra da Tiju­ca, na zona oeste da cidade, ter­mi­nan­do prati­ca­mente com o recol­hi­men­to das plan­tas da areia.

As gigogas se despren­der­am de uma eco-bar­reira de con­tenção na Lagoa da Tiju­ca, na últi­ma sex­ta-feira (6) e foram lev­adas através do que­bra-mar da Bar­ra da Tiju­ca, entra­da para o mar aber­to para uma grande exten­são da orla.

As gigogas são plan­tas aquáti­cas que se desen­volvem no meio ambi­ente con­t­a­m­i­na­do. São con­heci­das por despoluir as águas, já que suas raízes fil­tram a matéria orgâni­ca. Elas tam­bém aux­il­iam na ali­men­tação e repro­dução de diver­sas espé­cies aquáti­cas. Suas raízes são uti­lizadas como ali­men­to, pro­teção para pequenos peix­es e servem como locais de des­o­va.

De acor­do com a Com­lurb, o serviço de remoção das gigogas con­tin­ua, mas a quan­ti­dade de plan­tas chegan­do à pra­ia está bem reduzi­da, com pre­visão de tér­mi­no até a man­hã des­ta quin­ta-feira (12),

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d