...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Série Depoimentos Cariocas traz o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga

Série Depoimentos Cariocas traz o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga

Senador Roberto Saturnino Braga (PT-RJ) nasceu no dia 13/09/1931 no Rio de Janeiro (RJ). Mandato: no Senado Federal (Rio de Janeiro) para a 51a e 52a Legislaturas. A 51a Legislatura refere-se ao período de 01/02/1999 até 31/01/2003; A 52a Legislatura refere-se ao período de 01/02/2003 até 31/01/2007; Exercido no período de 01/02/1999 a 31/01/2007 23:59:59. Causa do Afastamento: Término do mandato. Suplentes: Primeiro-suplente: Carlos Lupi Data do fim do mandato: 31/01/2007 Foto: Senado Federal
Repro­dução: © Sena­do Fed­er­al

Político falou sobre desafios em seu mandato na prefeitura


Pub­li­ca­do em 10/08/2021 — 07:10 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Arqui­vo Ger­al da Cidade do Rio de Janeiro divul­ga hoje (10), às 17h, em seu canal no YouTube, mais um pro­gra­ma da série Depoi­men­tos Car­i­o­cas, com memórias do ex-prefeito e escritor Sat­urni­no Bra­ga, que com­ple­tará 90 anos de idade no dia 13 de setem­bro. O políti­co foi entre­vis­ta­do pela pres­i­dente do Arqui­vo, Rosa Maria Arau­jo, e falou sobre temas como os desafios que enfren­tou em seu manda­to como prefeito da cidade.

Sat­urni­no foi o primeiro prefeito eleito dire­ta­mente, após a rede­moc­ra­ti­za­ção, entre 1986 e 1988, e enfren­tou grandes difi­cul­dades finan­ceiras que o levaram a declarar a falên­cia do municí­pio.

O atu­al prefeito car­i­o­ca, Eduar­do Paes, fez a aber­tu­ra do vídeo, con­vi­dan­do os espec­ta­dores a assi­s­tirem à entre­vista com Sat­urni­no. “Sua história nos aju­da a com­preen­der como a democ­ra­cia é uma con­quista fun­da­men­tal para o país e como deve­mos sem­pre lutar por sua preser­vação”, afir­mou Paes. O depoi­men­to teve ain­da par­tic­i­pações espe­ci­ais do jor­nal­ista Ancel­mo Gois e do advo­ga­do e ex-dep­uta­do fed­er­al Vival­do Bar­bosa, que enviaram per­gun­tas ao ex-prefeito.

Carreira

A entre­vista foi fei­ta remo­ta­mente em função da pan­demia de covid-19. Sat­urni­no Bra­ga lem­brou o iní­cio de sua car­reira políti­ca, seguin­do os pas­sos do pai, o ex-dep­uta­do fed­er­al Fran­cis­co Sat­urni­no Bra­ga, e a relação com o ex-gov­er­nador e ami­go Leonel Brizo­la. Falou tam­bém sobre sua infân­cia em Copaca­bana, na zona sul do Rio, a paixão pelo can­to, que estu­dou na juven­tude, e os anos como aluno da Fac­ul­dade de Engen­haria da anti­ga Esco­la Politéc­ni­ca da Uni­ver­si­dade do Brasil, atu­al Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ).

O políti­co comen­tou ain­da como acom­pan­hou pelo rádio os com­bat­es da Segun­da Guer­ra Mundi­al (1939–1945) e seu jin­gle da cam­pan­ha para prefeito em 1985, que foi can­ta­do pelo prefeito Eduar­do Paes, na aber­tu­ra do vídeo, e pelo próprio Sat­urni­no, ao encer­rar sua par­tic­i­pação nos pro­gra­ma.

Sat­urni­no Bra­ga é o quar­to entre­vis­ta­do da série, cri­a­da pelo Arqui­vo Ger­al da Cidade do Rio de Janeiro, órgão vin­cu­la­do à Sec­re­taria de Gov­er­no e Inte­gri­dade da prefeitu­ra do Rio. O pro­gra­ma bus­ca reg­is­trar e difundir as memórias e reflexões de pes­soas que já tiver­am a cidade como obje­to de inspi­ração no tra­bal­ho.

Antes dele, pas­saram pelo pro­gra­ma Depoi­men­tos Car­i­o­cas o jor­nal­ista e escritor Zuenir Ven­tu­ra, o antropól­o­go Rober­to DaMat­ta e o com­pos­i­tor e escritor Nei Lopes. A próx­i­ma entre­vis­ta­da, em setem­bro, é com a pro­fes­so­ra Terez­in­ha Sarai­va, 96 anos, ex-secretária das pas­tas da Edu­cação e Cul­tura nas esferas estad­ual e munic­i­pal.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d