...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Viana, no Espírito Santo, vacinará população de 19 a 49 anos

Viana, no Espírito Santo, vacinará população de 19 a 49 anos

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Programa visa imunizar 35 mil pessoas com meia dose de vacina


Pub­li­ca­do em 08/06/2021 — 20:59 Por Daniel­la Longuin­ho — Repórter da Rádio Nacional — Brasília

Toda a pop­u­lação de 18 a 49 anos do municí­pio de Viana, na Grande Vitória, no Espíri­to San­to, será vaci­na­da con­tra a covid-19 com meia dose da vaci­na AstraZeneca, no dia 13 de jun­ho. O públi­co alvo do pro­je­to Viana Vaci­na­da é de 35 mil pes­soas.

A ação tem o apoio do Min­istério da Saúde, que disponi­bi­li­zou as dos­es do imu­nizante, da Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (Opas), da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Espíri­to San­to, além da coor­de­nação dos gov­er­nos do esta­do e do municí­pio de Viana.

Segun­do a coor­de­nado­ra do estu­do, a médi­ca Valéria Val­im, a apli­cação de meia dose é jus­ti­fi­ca­da pela fal­ta de vaci­nas para imu­niza­ção em mas­sa, real­i­dade obser­va­da ao redor do mun­do. Além dis­so, a AstraZeneca já real­i­zou estu­dos com essa dosagem, como ela detal­ha a pesquisado­ra.

Valéria Val­im, tam­bém desta­cou que a esti­ma­ti­va de redução de incidên­cia da covid-19 com meia dose é de 60% ao lon­go de seis meses após a vaci­nação.

Ouça na Radioagência Nacional

Ao anun­ciar o pro­je­to, o gov­er­nador do Espíri­to San­to, Rena­to Casagrande, desta­cou que a exper­iên­cia no municí­pio de Viana pode aju­dar o Brasil e até out­ros país­es.

Rena­to Casagrande tam­bém lem­brou que a uti­liza­ção de dose ajus­ta­da já se mostrou efi­caz no Brasil com a vaci­na da febre amarela.

O gov­er­no do Espíri­to San­to ressalta que a par­tic­i­pação no estu­do é vol­un­tária, e que caso não seja con­fir­ma­da a efe­tivi­dade da imu­niza­ção, a pop­u­lação que fará parte do pro­je­to rece­berá uma dose de reforço.

Moradores de Viana poderão faz­er o agen­da­men­to da vaci­na pela inter­net.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d