...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil

Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil

Iniciativa permite a compra de bilhetes por até R$ 200 cada trecho

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2024 — 20:30
Brasília
Passageiros embarcam no terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Vinte mil pes­soas aposen­tadas pelo Insti­tu­to Nacional de Seguri­dade Social já via­jaram ou via­jarão para algum des­ti­no den­tro do país pelo Pro­gra­ma Voa Brasil, do gov­er­no fed­er­al. Segun­do o Min­istério de Por­tos e Aero­por­tos, os bil­hetes dessas pas­sagens foram com­pra­dos e emi­ti­dos nos últi­mos qua­tro meses. No Voa Brasil, as pas­sagens cus­tam até R$ 200 cada tre­cho.

As via­gens foram feitas para 77 cidades. Quase 80% das pas­sagens foram tiradas para São Paulo, Rio de Janeiro, For­t­aleza, Recife, Brasília, Sal­vador, João Pes­soa, Natal, Maceió e Belo Hor­i­zonte. Essas cap­i­tais foram os 10 prin­ci­pais des­ti­nos.

As regiões Sud­este (com 44%) e Nordeste (40%) foram as mais procu­radas. O Cen­tro-Oeste foi des­ti­no de 8% das pas­sagens emi­ti­das; o Sul, 5%; e o Norte, 3%.

Segun­do o min­istro de Por­tos e Aero­por­tos, Sílvio Cos­ta Fil­ho, os números mostram que o obje­ti­vo do gov­er­no com o pro­gra­ma está sendo atingi­do, que é incluir mais brasileiros no trans­porte aéreo. “Estes aposen­ta­dos não voavam há pelo menos um ano e estão preenchen­do assen­tos que estari­am vazios, já que são disponi­bi­liza­dos pelas com­pan­hias aéreas em tre­chos de ele­va­da ociosi­dade”, avalia.

Con­forme regras do Voa Brasil, cada pes­soa aposen­ta­da pelo INSS pode com­prar pas­sagens de até dois tre­chos por ano. A com­pra deve ser fei­ta exclu­si­va­mente no site gov.br/voabrasil.

O min­istério aler­ta que o domínio do Gov.br é o úni­co com  garan­tia de pro­teção dos dados pes­soais. “Quan­do rece­ber algum con­teú­do ref­er­ente ao Voa Brasil com links, evite clicar. Entre no site ofi­cial do pro­gra­ma ou acesse por meio do seu login no Gov.br”, infor­ma a pas­ta.

O pro­gra­ma, que foi lança­do no final de jul­ho deste ano, será esten­di­do para estu­dantes de baixa ren­da no primeiro semes­tre de 2025.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d