...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF prende acusado de vender espécies brasileiras ameaçadas

PF prende acusado de vender espécies brasileiras ameaçadas

policia_federal_generica_4

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Ele já tinha sido detido três vezes por levar animais para o exterior


Pub­li­ca­do em 15/07/2021 — 11:35 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Um biól­o­go rus­so acu­sa­do de traficar ani­mais sil­vestres brasileiros para diver­sos país­es foi pre­so pela Polí­cia Fed­er­al (PF) em ação con­jun­ta com o Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais (Iba­ma) e com a Orga­ni­za­ção Inter­na­cional de Polí­cia Crim­i­nal (Inter­pol).

Segun­do a PF, ele já havia sido pre­so ao menos três vezes com ani­mais brasileiros, uma na Holan­da, em 2017, e duas vezes neste ano, uma no Aero­por­to de Guarul­hos, na Grande São Paulo, e out­ra no Rio de Janeiro. Ain­da de acor­do com a polí­cia, em todas as ocasiões ele tin­ha grande quan­ti­dade de ani­mais, como ara­nhas, lagar­tos, sapos, cobras e inse­tos.

Parte das espé­cies trafi­cadas estão, segun­do as inves­ti­gações, ameaçadas de extinção. Para a polí­cia, o acu­sa­do é “um dos maiores traf­i­cantes de ani­mais do mun­do”.

A prisão, autor­iza­da pela Justiça Fed­er­al, foi fei­ta em jun­ho, mas, segun­do a PF, só ago­ra foi autor­iza­da a divul­gação dos resul­ta­dos da Oper­ação Leshy.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d