...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Tribunal japonês condena americanos que ajudaram Carlos Ghosn a fugir

Tribunal japonês condena americanos que ajudaram Carlos Ghosn a fugir

Repro­dução logo Agên­cia Brasil

Brasileiro vive hoje no Líbano


Pub­li­ca­do em 20/07/2021 — 06:58 Por NHK (emis­so­ra públi­ca de tele­visão do Japão) — Tóquio

NHK

Um tri­bunal japonês sen­ten­ciou à prisão dois cidadãos amer­i­canos que aju­daram o ex-pres­i­dente do con­sel­ho de admin­is­tração da Nis­san Motor, Car­los Ghosn, a fugir do país.

A Corte Dis­tri­tal de Tóquio con­de­nou o ex-boina verde Michael Tay­lor a dois anos de prisão. Sen­ten­ciou tam­bém o fil­ho do ex-mil­i­tar, Peter Tay­lor, a um ano e oito meses de reclusão.

Pro­mo­tores declararam que ambos escon­der­am Ghosn den­tro de uma grande caixa e o trans­portaram para fora do Japão em um jat­in­ho par­tic­u­lar em dezem­bro de 2019. Pos­te­ri­or­mente, o ex-exec­u­ti­vo da Nis­san se refu­giou no Líbano.

Na época de sua fuga, Car­los Ghosn esta­va em liber­dade sob fiança. Ele aguar­da­va jul­ga­men­to sob acusações de má con­du­ta finan­ceira e grave que­bra de con­fi­ança.

O juiz que pre­sid­iu o caso, Nirei Hideo, afir­mou que os Tay­lor – pai e fil­ho – per­mi­ti­ram que o acu­sa­do de um caso grave fugisse para o exte­ri­or.

Ele disse, ain­da, que as ações dos dois com­pro­m­e­ter­am enorme­mente o sis­tema judi­cial penal. Nirei acres­cen­tou que 18 meses se pas­saram des­de a fuga de Ghosn, e que não há nen­hu­ma per­spec­ti­va no momen­to de que o ex-pres­i­dente do con­sel­ho de admin­is­tração da Nis­san ven­ha a ser jul­ga­do.

Nirei Hideo declar­ou que os Tay­lor efe­t­u­aram prepar­a­tivos metic­u­losos e de larga escala, fazen­do uso de seus con­hec­i­men­tos profis­sion­ais para aju­dar a exe­cu­tar a fuga sem prece­dentes. Segun­do o juiz, as sen­tenças tiver­am de ser pro­feri­das aos acu­sa­dos, mes­mo que eles ten­ham expres­sa­do arrependi­men­to por suas ações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d