...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / MME reitera que horário de verão não resulta em economia de energia

MME reitera que horário de verão não resulta em economia de energia

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Medidas adotadas são suficientes para os períodos seco e úmido


Pub­li­ca­do em 23/10/2021 — 11:38 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Um novo estu­do encomen­da­do pelo Min­istério de Minas e Ener­gia reit­era avali­ação ante­ri­or de que a adoção de horário de verão não resul­ta em “econo­mia sig­ni­fica­ti­va de ener­gia”, e que as medi­das ado­tadas pelas autori­dades do setor são sufi­cientes para garan­tir o fornec­i­men­to de ener­gia.

Em nota, o min­istério infor­ma que “con­sideran­do anális­es téc­ni­cas dev­i­da­mente fun­da­men­tadas, o MME entende não haver bene­fí­cio na apli­cação do horário de verão e que as medi­das tomadas pelo Comitê de Mon­i­tora­men­to do Setor Elétri­co (CMSE) e pela Câmara de Regras Excep­cionais para Gestão Hidroen­ergéti­ca (CREG) têm se mostra­do sufi­cientes para garan­tir o fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca ao Sis­tema Interli­ga­do Nacional de ener­gia elétri­ca (SIN) na tran­sição do perío­do seco para o perío­do úmi­do”.

De acor­do com a pas­ta, a apli­cação do horário de verão “não pro­duz resul­ta­dos na redução do con­sumo nem na deman­da máx­i­ma de ener­gia elétri­ca ou na mit­i­gação de riscos de déficit de potên­cia. Além dis­so, na avali­ação mais recente das condições de atendi­men­to eletroen­ergéti­co do SIN, real­iza­da pelo Oper­ador Nacional do Sis­tema Elétri­co (ONS) para este mês de out­ubro, ver­i­fi­ca-se que o sis­tema se encon­tra com recur­sos energéti­cos sufi­cientes para o ade­qua­do atendi­men­to à potên­cia”.

O MME acres­cen­ta que, segun­do os novos estu­dos, a redução obser­va­da no horário de maior con­sumo (entre as 18 e 21h) aca­ba sendo com­pen­sa­da pelo aumen­to da deman­da em out­ros perío­dos do dia, em espe­cial no iní­cio da man­hã. “Pelas prospecções real­izadas pelo ONS, não have­ria impacto sobre o atendi­men­to da potên­cia, pois o horário de verão não afe­ta o con­sumo no perío­do da tarde, quan­do se obser­va a maior deman­da do dia”, com­ple­men­ta a nota.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d