...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Artistas e políticos lamentam morte de Elza Soares

Artistas e políticos lamentam morte de Elza Soares

Repro­dução: © RICARDO MORAES

Pelas redes sociais eles renderam homenagens à cantora


Pub­li­ca­do em 20/01/2022 — 20:06 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Poucos min­u­tos depois da con­fir­mação da morte da can­to­ra Elza Soares, artis­tas, políti­cos e anôn­i­mos começaram a man­i­fes­tar sua tris­teza e lamen­tar a par­ti­da daque­la que está na história como uma das maiores can­toras do Brasil. Elza mor­reu hoje (20), de causas nat­u­rais, aos 91 anos de idade. Coin­ci­den­te­mente, a can­to­ra fale­ceu no dia em que se com­ple­ta 39 anos da morte do seu ex-mari­do, o jogador de fute­bol Mané Gar­rin­cha.

A Moci­dade Inde­pen­dente de Padre Miguel, esco­la de sam­ba de coração da can­to­ra, anun­ciou luto de três dias. “Em nome do pres­i­dente Flávio San­tos e do vice-pres­i­dente Luiz Clau­dio Ribeiro, a Moci­dade Inde­pen­dente de Padre Miguel, pro­fun­da­mente con­ster­na­da, anun­cia luto de 3 dias em vir­tude do falec­i­men­to da nos­sa grande eter­na deusa, Elza Soares. O ensaio do próx­i­mo sába­do está can­ce­la­do”, anun­ciou em nota ofi­cial. A Moci­dade chegou a hom­e­nagear Elza em seu sam­ba enre­do no car­naval de 2020.

A can­to­ra Maria Rita chamou a morte de Elza de “per­da facil­mente estimáv­el”. “Uma per­da facil­mente estimáv­el: des­cansa uma das maiores do nos­so país, rep­re­sen­tante da resistên­cia e resil­iên­cia de seu povo. Dona Elza, mis­são cumpri­da! E ago­ra começa a nos­sa mis­são: cele­brá-la sem­pre! Que seja rece­bi­da em fes­ta, essa incrív­el mul­her de Luz…!”.

A sam­bista Leci Brandão afir­mou que Elza é uma refer­ên­cia como artista e mul­her. “Quan­ta tris­teza! A nos­sa DIVA Elza Soares fez sua pas­sagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma refer­ên­cia de mul­her, artista e ser humano. Elza é eter­na! Eu agradeço por sua pas­sagem ilu­mi­na­da nesse mun­do. Que Olo­rum a rece­ba em fes­ta…”.

Já Cae­tano Veloso chamou Elza de “uma con­cen­tração extra­ordinária de ener­gia e tal­en­to no organ­is­mo da cul­tura brasileira”. Gal Cos­ta pos­tou o tre­cho de um show onde ela e Elza dividi­ram o pal­co e can­taram abraçadas. O rap­per Mano Brown disse: “A voz do milênio, vá em paz Elza Soares”.

Tam­bém rap­per, Emi­ci­da agrade­ceu a Elza por sua con­tribuição neste mun­do e pos­tou uma foto sua com a can­to­ra. “Obri­ga­do por ser imen­sa. E através da sua imen­sid­ão ensi­nar que é sem­pre tem­po de bril­har! Obri­ga­do pelo respeito, car­in­ho e risadas. Cada encon­tro foi úni­co. Que a ter­ra lhe seja leve Elza Soares. Que o uni­ver­so rece­ba com luz e fes­ta a voz do milênio!”, disse.

O músi­co Lobão, que con­heceu Elza ain­da na déca­da de 1980 e sem­pre mostrou car­in­ho, admi­ração e amizade pela can­to­ra em seus livros e entre­vis­tas, tam­bém se man­i­festou nas redes soci­ais. “Acabo de rece­ber uma notí­cia sim­ples­mente dev­as­ta­do­ra: min­ha madrin­ha, min­ha ami­ga, uma das maiores can­toras do mun­do, Elza Soares nos deixou hoje”.

A atriz Taís Araújo, que inter­pre­tou Elza no cin­e­ma, tam­bém se man­i­festou. “Dura na que­da, nos ensi­nou a lev­an­tar a cabeça a cada tombo e depois seguir”, disse.

O Fla­men­go, clube de coração de Elza, tam­bém lamen­tou a morte da can­to­ra nas redes soci­ais. O clube, em suas con­dolên­cias, lem­brou a coin­cidên­cia nas datas da morte de Elza e Gar­rin­cha. “O Clube de Regatas do Fla­men­go lamen­ta pro­fun­da­mente a morte da mag­ní­fi­ca can­to­ra Elza Soares. Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mes­mo dia em que o craque Gar­rin­cha, seu grande amor, se foi há 39 anos”.

Políticos também lamentam morte da cantora

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduar­do Paes, decre­tou luto ofi­cial de três dias na cap­i­tal flu­mi­nense. Em sua rede social prestou hom­e­nagem à can­to­ra “Mul­her! Guer­reira! Elza vive!”.

O gov­er­nador de São Paulo, João Dória, tam­bém prestou sua sol­i­dariedade a todos que sofrem com a notí­cia. “Com a morte de Elza Soares, o Brasil perde uma mul­her admiráv­el. Elza era a voz do tal­en­to e do rit­mo da músi­ca brasileira. Min­ha sol­i­dariedade aos famil­iares, ami­gos e fãs”.

Guil­herme Bou­los, políti­co do PSOL e can­dida­to à Presidên­cia da Repúbli­ca em 2018 e ao gov­er­no de São Paulo em 2020, chamou Elza de “sín­tese de um país con­struí­do por mul­heres negras e fortes”. “Fez tudo e mais um pouco pela nos­sa músi­ca e nos­sa cul­tura. Vá em paz, gigante!”.

O dep­uta­do fed­er­al Marce­lo Freixo (PSB-RJ) disse que “Perdemos hoje uma das maiores can­toras de todos os tem­pos, a voz de um Brasil que é liber­dade, potên­cia e beleza. Des­canse em paz, Elza Soares. Obri­ga­do por tudo”.

O senador Ran­dolfe Rodrigues (Rede-AP) tam­bém ren­deu suas hom­e­na­gens. “Elza Soares leva con­si­go uma parte da nos­sa história. Uma parte imen­sa da cul­tura e da con­strução do nos­so povo. Foi através dela que brasileiros e brasileiras can­taram, dançaram, resi­s­ti­ram! É triste, dói. Mas no final das con­tas, ela ficará aqui, em nós. Elza Soares vive!”, afir­mou.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d