...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Mozart abre este mês a temporada 2022 do Theatro Municipal do Rio

Mozart abre este mês a temporada 2022 do Theatro Municipal do Rio

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Temporada artística começa no dia 16 com Missa da Coroação de Mozart


Pub­li­ca­do em 03/04/2022 — 16:33 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A tem­po­ra­da artís­ti­ca deste ano do The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro (TMRJ) será ini­ci­a­da no dia 16 de abril, às 16h, com um con­cer­to ded­i­ca­do a Mozart. A Orques­tra Sin­fôni­ca e o Coro do The­atro Munic­i­pal terão à frente o mae­stro Felipe Praz­eres para exe­cução da Sin­fo­nia 25 em Sol Menor e da Mis­sa em Dó Maior, con­heci­da como Mis­sa da Coroação

“Vai ser uma tarde muito boni­ta aqui no teatro”, disse à Agên­cia Brasil o dire­tor artís­ti­co do Munic­i­pal, Eric Her­rero. Todos os even­tos da tem­po­ra­da deste ano serão pres­en­ci­ais, com clas­si­fi­cação livre. Os ingres­sos têm preços que vari­am entre R$ 15 e R$ 80.

A músi­ca brasileira, com um pro­gra­ma ded­i­ca­do ao indi­genis­mo na ópera, será o foco cen­tral da audição pro­gra­ma­da para o dia 28 de abril, den­tro da Série Vozes. A Orques­tra Sin­fôni­ca do The­atro Munic­i­pal (OSTM), regi­da pelo mae­stro Car­los Moreno, apre­sen­tará con­cer­to com tre­chos de O Guarani, de Car­los Gomes, e a ópera em um ato Moe­ma, de Del­ga­do de Car­val­ho.

“A gente tem mui­ta coisa de músi­cos e com­pos­i­tores brasileiros nes­ta tem­po­ra­da e vai ser uma ale­gria imen­sa apre­sen­tar a Moe­ma, do Del­ga­do de Car­val­ho, uma ópera muito boni­ta, com solis­tas e orques­tra”, comen­tou o dire­tor artís­ti­co. “Após dois anos sem uma tem­po­ra­da com­ple­ta, em con­se­quên­cia da pan­demia, apre­sentare­mos uma pro­gra­mação diver­si­fi­ca­da, bus­can­do aten­der ao máx­i­mo os anseios do públi­co da casa”.

Lago dos Cisnes

Em maio, o Bal­let do TMRJ vol­ta ao pal­co com o já con­sagra­do O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, com remon­tagem e adap­tação de Jorge Tex­era e direção-ger­al de Hélio Bejani. As sessões serão nos dias 14, 19, 20, 21, 25, 26 e 27, às 19h. Nos dias 15 e 22, as apre­sen­tações serão real­izadas às 16h e, no dia 18, às 14h, para esco­las. No dia 13 de maio, haverá um ensaio ger­al aber­to ao públi­co.

Em jun­ho, com apre­sen­tações nos dias 10 e 11, às 19h, o públi­co terá mais uma ópera em for­ma de con­cer­to na Série Vozes. Será Car­men de Bizet, com Orques­tra e Coro do Munic­i­pal sob a regên­cia de Javier Logioia. “Segun­do o Gui­ness Book, é a ópera mais apre­sen­ta­da em todo o mun­do, em toda a história”, salien­tou Eric Her­rero. Em segui­da, a Esco­la de Dança Maria Ole­newa apre­sen­tará a remon­tagem do balé O Corsário.

O dire­tor artís­ti­co disse que, no dia 8 de jun­ho, será fei­ta uma apre­sen­tação para estu­dantes. “Tem muitas ações no Pro­je­to Esco­la este ano, porque a gente tem mui­ta pre­ocu­pação com a for­mação de públi­co. E o Educa­ti­vo da casa tra­bal­ha de uma for­ma exem­plar, tan­to para os balés como para as óperas que ter­e­mos ao lon­go do ano, com apos­ti­las, com vis­i­tas na esco­la. Os alunos já chegarão aqui no teatro saben­do o que vão assi­s­tir. Então, a gente quer plan­tar uma grande e muito boa semente no coração das nos­sas cri­anças e dos nos­sos ado­les­centes”.

Comemorações

A pres­i­dente da Fun­dação Teatro Munic­i­pal, Clara Pauli­no, desta­cou que a casa de espetácu­los está pronta para rece­ber o públi­co. “A pro­gra­mação deste ano foi pen­sa­da com muito cuida­do, saben­do da expec­ta­ti­va da pop­u­lação em retornar ao TMRJ em 2022. Ao lon­go do segun­do semes­tre, além de uma inten­sa comem­o­ração em nos­so aniver­sário, dia 14 de jul­ho, ter­e­mos ain­da mais novi­dades, com pro­duções inédi­tas e mon­ta­gens de óperas com­ple­tas”, infor­mou.

Eric Her­rero disse que a pro­gra­mação do segun­do semes­tre já está fecha­da e as atrações serão divul­gadas grada­ti­va­mente, “para man­ter a curiosi­dade de todo mun­do”. Terá destaque tam­bém o bicen­tenário da Inde­pendên­cia do Brasil.

A pro­gra­mação anu­al da tem­po­ra­da de ópera inclui Dom Gio­van­ni, de Mozart (ence­na­da); O Bar­beiro de Sevil­ha, de Rossi­ni (ence­na­da); Car­men, de Bizet (em con­cer­to); Moe­ma, de Del­ga­do de Car­val­ho (em con­cer­to); Jupyra, de Fran­cis­co Bra­ga (em con­cer­to); Artemis, de Alber­to Nepo­mu­ceno (em con­cer­to).

A tem­po­ra­da de balé apre­sen­tará O Lago dos Cisnes, músi­ca de Tchaikovsky e core­ografia de Mar­ius Peti­pa & Lev Ivanov; Macu­naí­ma (estreia mundi­al), com músi­ca de Ronal­do Miran­da e core­ografia de Car­los Laert; Dom Quixote, músi­ca de Lud­wig Minkus e core­ografia de Mar­ius Peti­pa.

Já a tem­po­ra­da de con­cer­tos brindará os espec­ta­dores com o Con­cer­to de Aber­tu­ra, reunin­do obras de Mozart; Noite de Músi­ca France­sa, com obras de Saint Saëns, Massenet, Char­p­en­tier e Goun­od; Con­cer­to da Imper­a­triz, com peças de Neukomm, Kozeluch e Mozart; Petite Messe Solen­nelle, de Gioacchi­no Rossi­ni; Con­cer­to do Bicen­tenárioMunic­i­pal de Por­tas Aber­tas – Guia Orques­tral, de Ben­jamin Brit­ten; Gala Líri­ca – Rena­ta Tebal­di e o The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro (Parce­ria TMRJ/OSB); e Con­cer­to Hal­loween, com peças de Mendelssohn, Saint-Saëns e Mus­sorgssky.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d