...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Literatura infantil é inspiração para escolas de samba em São Paulo

Literatura infantil é inspiração para escolas de samba em São Paulo

Repro­dução: © Divulgação/LigaSP

Desfiles são oportunidades para estímulo à leitura


Pub­li­ca­do em 22/04/2022 — 09:40 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

No car­naval de São Paulo deste ano, a lit­er­atu­ra infan­til será inspi­ração para duas esco­las do grupo espe­cial, as quais des­fil­am nos próx­i­mos dias 22 e 23 de abril. As agremi­ações Tom Maior e Col­orado do Brás trazem para a aveni­da ele­men­tos e histórias do uni­ver­so das cri­anças. Para a coor­de­nado­ra de Enga­ja­men­to Social e Leitu­ra do Itaú Social, Dianne Melo, o mun­do de fan­tasias do car­naval pode ser uma for­ma inter­es­sante de estim­u­lar a leitu­ra e a imag­i­nação entre os pequenos.

“O car­naval  – assim como a lit­er­atu­ra, que traz para cri­ança essa pos­si­bil­i­dade da imag­i­nação, da fan­ta­sia  –, por ser uma fes­ta pop­u­lar, e aqui esta­mos falan­do das esco­las de sam­ba, que nos con­tam uma história, traz uma nar­ra­ti­va. Quan­do essas esco­las trazem temas que são do uni­ver­so da lit­er­atu­ra, seja por um autor hom­e­nagea­do ou por histórias que já foram con­tadas por meio dos livros, é uma opor­tu­nidade que nós adul­tos temos de con­ver­sar sobre isso com as cri­anças”, propõe a coor­de­nado­ra.

Dianne disse que des­de os primeiros anos de vida, até mes­mo na ges­tação, a leitu­ra pro­move gan­hos de desen­volvi­men­to inte­gral, pas­san­do por aspec­tos cog­ni­tivos, lin­guís­ti­cos, mas tam­bém os aspec­tos afe­tivos. “A questão de aprox­i­mação, de vín­cu­lo, com esse adul­to que está ali disponív­el lendo uma história com ela [cri­ança], con­ver­san­do sobre aque­la história. Aca­ba sendo uma ativi­dade muito impor­tante na primeira infân­cia, sobre­tu­do, para o esta­b­elec­i­men­to de vín­cu­los e desen­volvi­men­to dessa cri­ança”, apon­ta.

Samba-enredo

O enre­do da Tom Maior jun­ta as reflexões do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, à real­i­dade do sertão nordes­ti­no. “O Pequeno Príncipe no Sertão” é o nome do enre­do que será desen­volvi­do pelo car­navale­sco Flávio Campel­lo. A ideia é man­ter a men­sagem orig­i­nal da obra, mas com adap­tações que trazem os per­son­agens e as cores do Nordeste brasileiro. A esco­la entra no sam­bó­dro­mo na sex­ta-feira (22), à 1h45.

Tam­bém na sex­ta-feira, às 23h45, a Col­orado do Brás traz para a aveni­da a história da escrito­ra negra Car­oli­na Maria de Jesus, auto­ra do livro “Quar­to de Despe­jo: diário de uma fave­la­da”. “Car­oli­na: A Cin­derela Negra do Canindé” é o nome do sam­ba-enre­do da auto­ra, que tam­bém pro­duz­iu obras infan­tis.

No grupo de aces­so 2, a esco­la Dom Bosco de Ita­que­ra enal­tece as for­mas de saber por meio do enre­do “O Ali­men­to da Alma é o Dom do con­hec­i­men­to”.

“Que bom que o car­naval tam­bém nos relem­bra de tan­tas histórias que fiz­er­am parte da nos­sa vida, da nos­sa infân­cia e que nos acom­pan­ham até hoje”, comem­o­ra. Dianne lem­bra que uma boa medi­ação de leitu­ra ocorre quan­do as cri­anças têm aber­tu­ra para ques­tionar. “Ao assi­s­tirem aos des­files jun­to com as famílias, que a cri­ança ten­ha essa opor­tu­nidade de faz­er per­gun­tas e, muitas vezes, os adul­tos tam­bém não vão saber respon­der, assim como na lit­er­atu­ra, mas essa opor­tu­nidade do diál­o­go, de sair desse lugar-comum, de não rece­ber tudo pron­to, essa capaci­dade de imag­i­nar ati­va é muito impor­tante”, desta­ca a coor­de­nado­ra.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d