...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / EBC faz cerimônia de premiação do Festival de Música 100 anos de Rádio

EBC faz cerimônia de premiação do Festival de Música 100 anos de Rádio

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Cerimônia ocorreu  na Sala Cecilia Meireles no Rio de Janeiro


Pub­li­ca­do em 06/12/2022 — 23:38 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma grande fes­ta foi real­iza­da na noite de hoje na Sala Cecil­ia Meire­les, no cen­tro do Rio de Janeiro, para encer­rar as comem­o­rações do cen­tenário do rádio no país. A Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) pro­moveu a cer­imô­nia de pre­mi­ação do Fes­ti­val de Músi­ca 100 anos de Rádio com um espetácu­lo espe­cial que começou às 20h.

A apre­sen­tação reuniu os três final­is­tas de cada uma das cin­co cat­e­go­rias da primeira edição do fes­ti­val pro­movi­da em for­ma­to inte­gra­do pelas tradi­cionais emis­so­ras públi­cas Rádio MEC e Rádio Nacional. As obras foram sele­cionadas por meio de voto pop­u­lar e por indi­cação da Comis­são Jul­gado­ra. A ini­cia­ti­va teve a final­i­dade de desco­brir novos tal­en­tos musi­cais e estim­u­lar o lança­men­to de pro­je­tos inédi­tos.

Os gan­hadores em cada cat­e­go­ria, são: Prêmio Rádio MEC de mel­hor Músi­ca Clás­si­ca de 2022. Canção vence­do­ra: Intro­dução e Dança para Vio­li­no e Piano, do com­pos­i­tor Álvaro Car­riel­lo. Já o Prêmio Rádio MEC de mel­hor Músi­ca Instru­men­tal coube à canção Sem perder tem­po, escri­ta por Marce­lo Louback. A canção vence­do­ra do Prêmio Rádio MEC de mel­hor Músi­ca Infan­til de 2022 foi Dia de Cão, da com­pos­i­to­ra Juliani Car­la Ribeiro.

A canção vence­do­ra do Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de mel­hor Músi­ca Region­al de 2022, rep­re­sen­tan­do a região amazôni­ca foi Turimã, escri­ta por Genário Manuel e o Prêmio Rádio Nacional de mel­hor Músi­ca Pop­u­lar Brasileira (MPB) foi para a canção Medo, da com­pos­i­to­ra Taís Reganel­li.

Os músi­cos vence­dores con­quis­taram os troféus: Prêmio Rádio MEC de Mel­hor Músi­ca Clás­si­ca, Prêmio Rádio MEC de Mel­hor Músi­ca Instru­men­tal, Prêmio Rádio MEC de Mel­hor Músi­ca Infan­til, Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Mel­hor Músi­ca Region­al, na região amazôni­ca, e o Prêmio Rádio Nacional de Mel­hor Músi­ca Pop­u­lar.

Os apre­sen­ta­dores Dylan Araújo e Raquel Júnia foram os mestres de cer­imô­nia da pro­gra­mação e do anún­cio dos vence­dores.

O diretor-presidente da EBC, Glen Lopes Valente durante Prêmio Rádio MEC 2022 na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro
Repro­dução: O dire­tor-pres­i­dente da EBC, Glen Lopes Valente durante Prêmio Rádio MEC 2022 na Sala Cecília Meire­les, no Rio de Janeiro — Tomaz Silva/Agência Brasil

O dire­tor-pres­i­dente da EBC, Glen Valente, que assis­tiu à final, disse que a inte­gração de todos os tipos de músi­ca das mais vari­adas regiões do país “mostra que a gente quer mostrar todos tipos de músi­ca”. “A EBC é essa fer­ra­men­ta de disponi­bi­lizar essa platafor­ma de músi­ca seja por rádio, na TV, nas platafor­mas dig­i­tais, para mostrar que todo mun­do tem a opor­tu­nidade de mostrar uma músi­ca de alta qual­i­dade. Essa inte­gração mostra que hoje é o Dia da Músi­ca e a gente está cel­e­bran­do 100 anos de rádio no Brasil, então, é mui­ta coisa legal que a gente con­segue faz­er porque nós esta­mos fazen­do tudo ao mes­mo tem­po”, disse.

Glen disse que esse fes­ti­val mostra a inte­gração de out­ras cul­turas do país, como os artis­tas que vier­am do Alto Solimões para se apre­sen­tar no fes­ti­val no Rio, só demon­stra que os com­pos­i­tores do Norte do país apre­sen­tam uma músi­ca de alta qual­i­dade, pois eles pas­saram por um fil­tro para estar se apre­sen­tan­do no fes­ti­val. “Isso mostra que na EBC, inde­pen­dente da região em que você este­ja, você vai ter condições de apre­sen­tar o seu tra­bal­ho”, disse.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d