...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Sessenta e cinco delegações estrangeiras confirmaram presença na posse

Sessenta e cinco delegações estrangeiras confirmaram presença na posse

Repro­dução: © Arte/EBC

Presidente eleito tomará posse no próximo domingo


Pub­li­ca­do em 28/12/2022 — 21:31 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A posse do pres­i­dente eleito, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, dev­erá con­tar com, no mín­i­mo, 65 del­e­gações estrangeiras, com­postas por chefes de gov­er­no, vice-pres­i­dentes, chancel­eres, envi­a­dos espe­ci­ais e rep­re­sen­tantes de organ­is­mos inter­na­cionais. 

O embaix­ador Fer­nan­do Igre­ja, respon­sáv­el pelo cer­i­mo­ni­al da posse, infor­mou que este será o maior even­to com autori­dades inter­na­cionais de alto nív­el no Brasil des­de os Jogos Olímpi­cos Rio 2016.

Todos os chefes de Esta­do e de gov­er­no de país­es que têm relações diplomáti­cas com o Brasil foram con­vi­da­dos. Até o momen­to, 30 chefes de Esta­do e chefes de Gov­er­no con­fir­maram a pre­sença no even­to. Segun­do o embaix­ador, estarão pre­sentes rep­re­sen­tantes de quase todos os país­es da Améri­ca do Sul, além de autori­dades da Améri­ca Cen­tral, da África e do Ori­ente Médio, o que demon­stra a importân­cia deste momen­to no cenário inter­na­cional.

Os 19 chefes de Esta­do con­fir­ma­dos são o rei da Espan­ha e os pres­i­dentes dos seguintes país­es: Ale­man­ha, Ango­la, Argenti­na, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colôm­bia, Equador, Guiana, Guiné Bis­sau, Hon­duras, Paraguai, Peru, Por­tu­gal, Suri­name, Tim­or Leste, Togo e Uruguai.

A primeira-dama do Méx­i­co, Beat­riz Gutiér­rez Müller, virá rep­re­sen­tan­do o pres­i­dente do país, Manuel López Obrador. Tam­bém con­fir­maram a pre­sença os vice-pres­i­dentes da Chi­na, de Cuba, de El Sal­vador e do Panamá. Os chefes de Gov­er­no con­fir­ma­dos são da Repúbli­ca de Guiné, Mali, Mar­ro­cos e São Vicente e Granad­i­nas. Estarão pre­sentes ain­da os vice-primeiros min­istros do Azer­bai­jão e da Ucrâ­nia.

Entre os chefes de Poder, virão ao Brasil os pres­i­dentes do Con­sel­ho da Fed­er­ação (Rús­sia), da Assem­bleia Nacional Pop­u­lar (Argélia), Assem­bleia Con­sul­ti­va Islâmi­ca (Irã), Sena­do e Assem­bleia Nacional (Repúbli­ca Domini­cana), Assem­bleia da Repúbli­ca (Moçam­bique), do Sena­do da Jamaica e da Guiné Equa­to­r­i­al, e do Par­la­men­to Nacional (Sérvia).

Turquia, Cos­ta Rica, Palesti­na, Guatemala, Gabão, Zim­bábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Sau­di­ta infor­maram a vin­da dos respec­tivos chancel­eres.

Igre­ja apon­tou que 16 país­es comu­nicaram a par­tic­i­pação de envi­a­dos espe­ci­ais, entre eles os Esta­dos Unidos, o Reino Unido, o Japão e a França. A União Europeia e a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) tam­bém devem man­dar rep­re­sentes.

O secretário-exec­u­ti­vo da Comu­nidade dos País­es de Lín­gua Por­tugue­sa (CPLP), o secretário-ger­al da Asso­ci­ação Lati­no-Amer­i­cana de Inte­gração (Ala­di), o pres­i­dente do Ban­co Inter­amer­i­cano de Desen­volvi­men­to, Ilan Gold­fa­jn, e a secretária-ger­al da Orga­ni­za­ção do Trata­do de Coop­er­ação Amazôni­ca infor­maram a pre­sença como rep­re­sen­tantes de organ­is­mos inter­na­cionais.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d