...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em atos golpistas

Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em atos golpistas

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Mandados estão sendo cumpridos em SP, RJ, MG, GO, MS e DF


Pub­li­ca­do em 20/01/2023 — 08:32 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou hoje (20) a Oper­ação Lesa Pátria com o obje­ti­vo de “iden­ti­ficar pes­soas que par­tic­i­param, finan­cia­ram ou fomen­taram os fatos ocor­ri­dos no 8 de janeiro, em Brasília, quan­do o Palá­cio do Planal­to, o Con­gres­so Nacional e o Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al foram inva­di­dos por grupo que pro­moveu vio­lên­cia e dano gen­er­al­iza­do con­tra os imóveis, móveis e obje­tos daque­las insti­tu­ições”.

Estão sendo cumpri­dos oito man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va e 16 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Dis­tri­to Fed­er­al. Os mandatos foram expe­di­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

“Os fatos inves­ti­ga­dos con­stituem, em tese, os crimes de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do, asso­ci­ação crim­i­nosa, inci­tação ao crime, destru­ição e dete­ri­o­ração ou inuti­liza­ção de bem espe­cial­mente pro­te­gi­do”, diz nota da PF.

A cor­po­ração infor­mou ain­da que a Oper­ação Lesa Pátria tem caráter per­ma­nente, e que serão feitas atu­al­iza­ções per­iódi­cas sobre o número de man­da­dos judi­ci­ais expe­di­dos, pes­soas cap­turadas e for­agi­das.

A PF pede à pop­u­lação que cola­bore com os inves­ti­gadores, caso ten­ha infor­mações sobre a iden­ti­fi­cação de “pes­soas que par­tic­i­param, finan­cia­ram ou fomen­taram os fatos ocor­ri­dos”.

As denún­cias podem ser encam­in­hadas para o e‑mail [email protected].

Entenda

Des­de que o pres­i­dente Lula foi eleito em segun­do turno, no final de out­ubro, apoiadores do ex-pres­i­dente Bol­sonaro demon­stram incon­formis­mo com o resul­ta­do do pleito e pedem um golpe mil­i­tar no país, para depor o gov­er­no eleito demo­c­ra­ti­ca­mente.

As man­i­fes­tações dos últi­mos meses incluíram acam­pa­men­tos em diver­sos quar­téis gen­erais do país e cul­mi­naram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no últi­mo dia 8.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d