...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Blocos de rua gratuitos são atração preferida de quem curte carnaval

Blocos de rua gratuitos são atração preferida de quem curte carnaval

Cortejos atraem 59% dos foliões, mostra pesquisa

Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/02/2025 — 17:11
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 22/02/2025 – Bloco da favorita anima o pré-carnaval no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Os blo­cos de car­naval gra­tu­itos são a atração preferi­da entre os brasileiros que curtem pular car­naval. Um lev­an­ta­men­to apon­ta que 59% das pes­soas que saem para cur­tir a fes­ta pop­u­lar este ano escol­hem os blo­cos como for­ma de diver­são.

A con­statação está na pesquisa Os Brasileiros e o Car­naval, do Insti­tu­to Loco­mo­ti­va. Foram ouvi­das 1.333 pes­soas com mais de 18 anos de todas as partes do país, entre os dias 3 e 17 de fevereiro.

As demais atrações escol­hi­das para pular o car­naval são shows gra­tu­itos (34%) e trios elétri­cos gra­tu­ito (29%), enquan­to 28% dos entre­vis­ta­dos respon­der­am blo­cos de rua pagos (abadás). Ir a des­file de esco­la de sam­ba é opção para 15% dos foliões.

O lev­an­ta­men­to iden­ti­fi­cou que 35% dos entre­vis­ta­dos pre­ten­dem fes­te­jar o car­naval deste ano. A pesquisa detal­ha que esse per­centu­al é maior entre pes­soas de 18 a 29 anos (43%). No grupo de 50 anos ou mais, a intenção de cur­tir a fes­ta se reduz a 28%.

Além da “bagunça”

Para 70% dos brasileiros, o car­naval é uma man­i­fes­tação cul­tur­al impor­tante, enquan­to 30% con­sid­er­am que é “só bagunça, não ten­do nada a ver com cul­tura”.

Quan­do ques­tion­a­dos se o car­naval deve ser fes­ta democráti­ca para todas as pes­soas, 69% respon­der­am que sim.

“Em um país com tan­ta desigual­dade e tan­tos abis­mos entre as class­es, a maio­r­ia dos brasileiros defende que o car­naval seja uma fes­ta democráti­ca e aber­ta a todos”, apon­ta o pres­i­dente do Insti­tu­to Loco­mo­ti­va, Rena­to Meirelles.

Para 67% dos entre­vis­ta­dos, o perío­do de fes­tas é uma opor­tu­nidade impor­tante para as pes­soas aproveitarem os espaços públi­cos das cidades.

Campanhas de prevenção

A pesquisa iden­ti­fi­ca que a maio­r­ia dos entre­vis­ta­dos acred­i­ta que a fes­ta deve ser viven­ci­a­da com respon­s­abil­i­dade e con­cor­da com a neces­si­dade de cam­pan­has pre­ven­ti­vas pela segu­rança no trân­si­to e para a pre­venção de infecções sex­ual­mente trans­mis­síveis (IST).

Quase a total­i­dade (96%) dos respon­dentes acha impor­tante a real­iza­ção de cam­pan­has de segu­rança no trân­si­to, enquan­to 95% têm a mes­ma opinião em relação a cam­pan­has de pre­venção a IST.

“Ale­gria não pre­cisa vir acom­pan­ha­da de imprudên­cia. O brasileiro sabe dis­so e quer um car­naval com mais respon­s­abil­i­dade”, avalia Meirelles.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d