...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2025: prazo para solicitar nome social termina na sexta-feira

Enem 2025: prazo para solicitar nome social termina na sexta-feira

Opção deve ser feita no ato da inscrição

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/06/2025 — 16:12
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 22/05/2025 - Ministério da Educação (MEC) lança a campanha de divulgação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Foto: MEC/Divulgação
Repro­dução: © MEC/Divulgação

Os inter­es­sa­dos em ter o trata­men­to pelo nome social no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2025 devem assi­nalar a opção no ato de inscrição até as 23h59, horário de Brasília, de sex­ta-feira (6).

O dire­ito de trata­men­to pelo nome social é des­ti­na­do à pes­soa que se iden­ti­fi­ca e quer ser recon­heci­da social­mente con­forme sua iden­ti­dade de gênero e está garan­ti­do pelo Decre­to nº 8.727/2016.

O nome social será apre­sen­ta­do em todos os doc­u­men­tos e mate­ri­ais admin­is­tra­tivos do Enem, como no cartão de con­fir­mação de inscrição e nas provas.

Des­de 2014, a orga­ni­za­ção do Enem autor­iza o uso do nome social por can­didatos trav­es­tis, tran­sex­u­ais ou trans­gêneros.

Inscrições

A opção de trata­men­to pelo nome social dev­erá ser mar­ca­da na Pági­na do Par­tic­i­pante do Enem, com Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF) e sen­ha do por­tal de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br.

O edi­tal do exame expli­ca que trata­men­to por nome social será igual aos dados cadastra­dos na Recei­ta Fed­er­al. Para não invi­a­bi­lizar a cor­re­spondên­cia entre as infor­mações, antes de faz­er a inscrição, o par­tic­i­pante dev­erá ver­i­ficar a cor­re­spondên­cia dessas infor­mações pes­soais e, se for o caso, atu­al­izá-las na Recei­ta Fed­er­al.

O nome social não poderá ser alter­ado no sis­tema de inscrição. O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) aler­ta que antes de faz­er a solic­i­tação, o par­tic­i­pante dev­erá ver­i­ficar se o nome social é cor­re­spon­dente ao cadastra­do na Recei­ta Fed­er­al.

Vale lem­brar que a alter­ação do nome social cadastra­do na Recei­ta Fed­er­al após o perío­do de inscrição não refle­tirá nos mate­ri­ais da apli­cação do Enem 2025, que serão impres­sos com o nome infor­ma­do no ato da inscrição.

A visu­al­iza­ção da alter­ação estará disponív­el na Pági­na do Par­tic­i­pante somente após a divul­gação dos resul­ta­dos.

Não será acei­ta solic­i­tação de trata­men­to pelo nome social fora do sis­tema e do perío­do de inscrição.

O Inep, órgão respon­sáv­el pelo Enem, pode, a qual­quer tem­po, solic­i­tar doc­u­men­tos com­pro­batórios da condição que lev­ou o can­dida­to a pedir o uso do nome social.

Dúvidas

A taxa de inscrição do Enem 2025, no val­or de R$ 85, deve ser paga até 11 de jun­ho.

O Inep apli­cará as provas em 9 e 16 de novem­bro, em todas as 27 unidades da fed­er­ação.

O por­tal do Inep con­ta com um site com per­gun­tas mais fre­quentes e as respec­ti­vas respostas, com  as prin­ci­pais ori­en­tações para os par­tic­i­pantes do Enem.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d