...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio

Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio

É a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/10/2025 — 22:07

Brasília                                                                                                                                      Ver­são em áudio

Brasília (DF), 14/07/2025 - PF e Polícia Civil apuram assassinato de filho de cacique no Paraná Foto: Polícia Federal/Divulgação
Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgação

Vinte per­i­tos crim­i­nais da Polí­cia Fed­er­al vão reforçar os tra­bal­hos de segu­rança públi­ca no Rio de Janeiro, con­forme comu­ni­cou, nes­ta quin­ta-feira (30), o min­istro da Justiça, Ricar­do Lewandows­ki ao gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro.

O min­istro infor­mou que o envio dos per­i­tos é o primeiro resul­ta­do do escritório emer­gen­cial de com­bate ao crime orga­ni­za­do no Rio de Janeiro, anun­ci­a­do, na quar­ta-feira (29), no Palá­cio Gua­n­abara. A medi­da ocor­reu depois da Oper­ação Con­tenção nos com­plex­os do Alemão e da Pen­ha, que deixou, ao menos, 121 mor­tos.

Segun­do o gov­er­no fed­er­al, os per­i­tos vão tra­bal­har em análise dos locais de crimes, balís­ti­ca, genéti­ca forense para iden­ti­fi­cação de DNA, med­i­c­i­na legal, exam­es de balís­ti­ca, necróp­sia e iden­ti­fi­cação de cor­pos.

Além deles, o gov­er­no divul­gou que vai mobi­lizar tam­bém de 10 a 20 per­i­tos da Força Nacional de Segu­rança Públi­ca para atu­ar no esta­do.

De acor­do com Lewandows­ki, o efe­ti­vo de per­i­tos pode ser aumen­ta­do de acor­do com a neces­si­dade.

“Nós tive­mos a ideia de cri­ar esse escritório extra­ordinário de enfrenta­men­to ao crime orga­ni­za­do para agilizar a comu­ni­cação entre as forças fed­erais e estad­u­ais de segu­rança”, afir­mou o min­istro.

O escritório inte­gra­do tem a final­i­dade de, segun­do o min­istro, ser um fórum onde as forças vão con­ver­sar entre si para tomar decisões rap­i­da­mente até que a crise seja super­a­da.

“Este é o embrião daqui­lo que nós quer­e­mos cri­ar com a PEC da Segu­rança Públi­ca que está sendo dis­cu­ti­da no Con­gres­so Nacional”.

*Com infor­mações do Min­istério da Justiça e da Segu­rança Públi­ca

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d