...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Ferramenta do BC permite bloquear abertura de contas falsas em bancos

Ferramenta do BC permite bloquear abertura de contas falsas em bancos

Proteção visa prevenir cidadãos e empresas de golpes e fraudes

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia
Pub­li­ca­do em 01/12/2025 — 20:21
Brasília
Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ban­co Cen­tral (BC) lançou nes­ta segun­da-feira (1º) uma nova fer­ra­men­ta que per­mite a pes­soas e empre­sas restringirem a pos­si­bil­i­dade de aber­tu­ra de con­tas bancárias inde­se­jadas em insti­tu­ições finan­ceiras.

Bati­za­da de BC Pro­tege+, a fun­cional­i­dade foi desen­volvi­da para evi­tar a aber­tu­ra de con­tas com iden­ti­dade fal­sa ou usan­do dados de pes­soas físi­cas ou jurídi­cas de for­ma fraud­u­len­ta. Quan­do ati­va­do, o mecan­is­mo tam­bém infor­ma ao Sis­tema Finan­ceiro Nacional que o usuário não acei­ta ser incluí­do como respon­sáv­el, seja como tit­u­lar ou rep­re­sen­tante, em con­tas de out­ras pes­soas ou empre­sas.

“As insti­tu­ições são obri­gadas a faz­er con­sul­ta para qual­quer aber­tu­ra [de con­ta] a par­tir de hoje. É um novo pro­ced­i­men­to que os cidadãos pre­cisam apren­der”, expli­cou Car­los Eduar­do Gomes, chefe do Depar­ta­men­to de Atendi­men­to Insti­tu­cional do BC.

Até o iní­cio da tarde, quase 8 mil pes­soas já havi­am ati­va­do o blo­queio e 263 ten­ta­ti­vas de aber­tu­ra de con­tas foram rejeitadas em decor­rên­cia da ati­vação da fer­ra­men­ta.

“O BC Pro­tege+ é uma das diver­sas ações que ado­ta­mos, no âmbito do Ban­co Cen­tral, para ofer­e­cer fer­ra­men­tas ao cidadão e à cidadã para acom­pan­hamen­to de sua vida finan­ceira e tam­bém sua pro­teção”, desta­cou Izabela Cor­rea, dire­to­ra de Cidada­nia e Super­visão de Con­du­ta do BC.

Para aces­sar o serviço, é pre­ciso ter con­ta Gov.br nív­el pra­ta ou ouro com a ver­i­fi­cação em duas eta­pas habil­i­ta­da.

O BC Pro­tege+ está disponív­el no site do BC, den­tro da área loga­da do Meu BC no site do Ban­co Cen­tral, seguin­do: “Serviços > Cidadão > Meu BC”. Den­tro do sis­tema, é pos­sív­el ati­var ou desati­var a pro­teção a qual­quer momen­to.

Segun­do o BC, a pro­teção se apli­ca a con­tas de depósi­tos à vista, con­tas de depósi­tos de poupança e con­tas de paga­men­to pré-pagas, bem como a inclusão de tit­u­lar ou rep­re­sen­tante nes­sas con­tas. Ela vale para todas as novas aber­turas de con­tas, inclu­sive na mes­ma insti­tu­ição ou con­glom­er­a­do que o CPF ou o CNPJ já ten­ha con­ta.

Caso haja uma ten­ta­ti­va de aber­tu­ra de con­ta com o BC Pro­tege+ ati­va­do, o cidadão ou empre­sa será infor­ma­do sobre qual insti­tu­ição finan­ceira con­sul­tou o CPF ou CNPJ para abrir uma con­ta.

“O rela­ciona­men­to de um cidadão com uma insti­tu­ição finan­ceira geral­mente começa com a aber­tu­ra de uma con­ta. Pode ser que naque­le mes­mo momen­to você faça uma oper­ação de crédi­to, um cartão de crédi­to, um crédi­to consigna­do, mas a con­ta está naque­le pacote ini­cial. O êxi­to do BC Pro­tege+ depende da adesão do cidadão”, reforçou Car­los Eduar­do Gomes.

A expec­ta­ti­va do BC é ampli­ar a fer­ra­men­ta para out­ros pro­du­tos e serviços finan­ceiros, como chaves Pix, oper­ações de crédi­to e cartão de crédi­to, o que só deve ocor­rer se a adesão ao novo sis­tema for sig­ni­fica­ti­va.

Na mes­ma platafor­ma Meu BC, os usuários podem obter o Relatório de Con­tas e Rela­ciona­men­tos (CCS), que mostra os ban­cos e insti­tu­ições finan­ceiras em que a pes­soa tem con­tas, inves­ti­men­tos ou out­ros vín­cu­los, com a data de iní­cio e, se hou­ver, do fim desse rela­ciona­men­to. Neste caso, é pos­sív­el ver­i­ficar se seus dados não foram usa­dos inde­v­i­da­mente para abrir con­tas.

A imple­men­tação do BC Pro­tege+ foi anun­ci­a­da em maio deste ano, e con­struí­da ao lon­go de meses em diál­o­go com as insti­tu­ições finan­ceiras que são reg­u­ladas pelo Ban­co Cen­tral.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d