...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Fiocruz entrega 500 mil doses a mais que a previsão semanal

Fiocruz entrega 500 mil doses a mais que a previsão semanal

Fiocruz inicia envase do primeiro lote de IFA da vacina Covid-19
Repro­dução:  © Bio-Man­guin­hos/­Fiocruz

Foram liberadas 5,2 milhões de doses


Pub­li­ca­do em 23/04/2021 — 19:02 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) super­ou em 500 mil dos­es o quan­ti­ta­ti­vo de vaci­nas pre­vis­to para ser entregue ao Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI) nes­ta sem­ana. Foram lib­er­adas hoje (23) 5,2 mil­hões de dos­es da vaci­na Oxford/AstraZeneca pro­duzi­das no Insti­tu­to de Tec­nolo­gia em Imuno­bi­ológi­cos (Bio-Man­guin­hos).

Na quar­ta-feira (21), a fun­dação ante­cipou que a entre­ga sem­anal iria super­ar as 4,7 mil­hões de dos­es ini­cial­mente pre­vis­tas, mas esti­mou que seri­am lib­er­adas hoje 5 mil­hões de dos­es.

O vol­ume adi­cional de 500 mil dos­es que foi entregue nes­ta sex­ta-feira é maior do que a parcela de vaci­nas des­ti­na­da ao esta­do do Rio de Janeiro nes­ta sem­ana, por exem­p­lo. O gov­er­no flu­mi­nense rece­beu na man­hã de hoje 480 mil dos­es do imu­nizante.

Como a fábri­ca de Bio-Man­guin­hos fica na zona norte do Rio, a Fiocruz entre­gou as dos­es dire­ta­mente ao gov­er­no flu­mi­nense, enquan­to o restante das vaci­nas des­ta sem­ana deixou o cam­pus da Fiocruz às 16h para ser dis­tribuí­do entre os out­ros esta­dos e o Dis­tri­to Fed­er­al pelo Min­istério da Saúde.

Com as vaci­nas lib­er­adas hoje, chega a cer­ca de 20 mil­hões o número de dos­es da vaci­na Oxford/AstraZeneca rece­bidas pelo Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções. Desse total, 16 mil­hões foram pro­duzi­das em Bio-Man­guin­hos e 4 mil­hões foram impor­tadas prontas da Índia.

Para a sem­ana que vem, a Fiocruz pre­vê entre­gar 6,7 mil­hões dos­es, vol­ume sem­anal que será o maior des­de o iní­cio das entre­gas de Bio-Man­guin­hos, em 17 de março.

Nos próx­i­mos meses, a pro­gra­mação é que as entre­gas cresçam em vol­ume e cheguem a 21,5 mil­hões, em maio; 34,2 mil­hões, em jun­ho; e 22 mil­hões, em jul­ho. Desse modo, a fun­dação cumprirá a meta de pro­duzir 100,4 mil­hões de dos­es a par­tir do ingre­di­ente far­ma­cêu­ti­co ati­vo (IFA) impor­ta­do, con­forme acor­do de encomen­da tec­nológ­i­ca fir­ma­do com a far­ma­cêu­ti­ca AstraZeneca. No segun­do semes­tre, a Fiocruz pre­vê pro­duzir 110 mil­hões de dos­es com IFA fab­ri­ca­do no Brasil.

A vaci­na Oxford/AstraZeneca pos­sui reg­istro defin­i­ti­vo da Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) e tem eficá­cia de 76% con­tra a covid-19 cer­ca de 20 dias após a primeira dose. Mes­mo assim, é recomen­da­da a admin­is­tração de uma dose de reforço 12 sem­anas após a primeira apli­cação, o que ele­va a eficá­cia da vaci­na para 82%, segun­do dados reunidos nos estu­dos clíni­cos, que envolver­am mais de 60 mil vol­un­tários.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d