...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência

Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Força Nacional do SUS dará apoio assistencial, informou ministério


Pub­li­ca­do em 14/05/2023 — 16:30 Por Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Um aumen­to de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas inter­nações de cri­anças com sín­dromes gri­pais fez com que o gov­er­no do Amapá dec­re­tasse emergên­cia em saúde públi­ca nesse sába­do (13).

A super­lotação no Hos­pi­tal da Cri­ança e do Ado­les­cente, em Macapá, fez até com que salas admin­is­tra­ti­vas fos­sem trans­for­madas em espaços para 32 novos leitos clíni­cos.

O hos­pi­tal ampliou tam­bém o número de vagas na Unidade de Ter­apia Inten­si­va (UTI) pediátri­ca, de 20 para 24.

Segun­do dados da Sec­re­taria Estad­ual de Saúde, até o fim da sem­ana pas­sa­da, a rede hos­pi­ta­lar públi­ca e pri­va­da reg­istrou mais de 190 casos de inter­nação, sendo 109 no Hos­pi­tal da Cri­ança e do Ado­les­cente e no Pron­to Atendi­men­to Infan­til. A maio­r­ia dos pacientes tem idade entre sete meses e qua­tro anos.

Dos pacientes inter­na­dos, 29 estavam entuba­dos.

Causas

A sec­re­taria de Saúde divul­gou que a situ­ação foi provo­ca­da pelo vírus Sin­ci­cial Res­pi­ratório (VSR), que causa doenças como a bron­quio­lite, infla­mação que difi­cul­ta a chega­da do oxigênio aos pul­mões.

Os profis­sion­ais de saúde tam­bém detec­taram casos de Influen­za A e B e covid-19.

Vacinação

Em nota, o gov­er­nador Clé­cio Luís desta­cou que são necessárias medi­das san­itárias ime­di­atas, o que inclui a bus­ca ati­va para imu­nizar cri­anças não vaci­nadas.

“O esta­do vai faz­er sua parte, mas é fun­da­men­tal o papel da família e de toda a sociedade”, disse em comu­ni­ca­do.

Ain­da de acor­do com a sec­re­taria de Saúde, ape­nas 16% da pop­u­lação infan­til vac­ináv­el, que vai de 6 meses a 6 anos incom­ple­tos, foi imu­niza­da até o momen­to. As cidades com menor cober­tu­ra vaci­nal são Macapá, Oiapoque, San­tana e Laran­jal do Jari.

Providências

Além do aumen­to do número de leitos, a sec­re­taria estad­ual de Saúde garan­tiu que foram tomadas providên­cias para abastec­i­men­to de oxigênio para as unidades de saúde e para a ampli­ação da quan­ti­dade de plan­ton­istas.

O Min­istério da Saúde infor­mou, em nota, que acom­pan­ha a situ­ação e está pre­stando apoio ao Amapá.

A pas­ta reforçou que a vaci­nação é a prin­ci­pal for­ma de pro­teção con­tra doenças res­pi­ratórias, espe­cial­mente antes do inver­no.

“Na últi­ma sex­ta-feira (12), a vaci­nação con­tra a Influen­za foi ampli­a­da para toda a pop­u­lação a par­tir dos 6 meses de idade. A vaci­na con­tra covid-19 tam­bém está disponív­el nos serviços de saúde. É fun­da­men­tal que todas as cri­anças este­jam com a cader­ne­ta de vaci­nação atu­al­iza­da”, diz o tex­to.

O Min­istério da Saúde acres­cen­tou que está envian­do kits de análise lab­o­ra­to­r­i­al para diag­nós­ti­co, medica­men­tos, além de uma equipe de epi­demi­olo­gia de cam­po para reforçar as ações de emergên­cia e inves­ti­gação dos casos.

”A Força Nacional do SUS tam­bém dará apoio assis­ten­cial, espe­cial­mente na pedi­a­tria”, garan­tiu o min­istério.

Para a inves­ti­gação do sur­to, o gov­er­no fed­er­al expli­cou que amostras aptas para exame serão envi­adas ao Insti­tu­to Evan­dro Cha­gas (IEC), em Belém (PA).

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d