...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Bancada feminina encolhe no Senado; Câmara elege a maior da história

Bancada feminina encolhe no Senado; Câmara elege a maior da história

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mulheres foram também campeãs de votos em alguns estados


Pub­li­ca­do em 05/10/2022 — 14:47 Por Karine Melo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A ban­ca­da fem­i­ni­na no Sena­do encol­heu nas eleições de domin­go (2). Em 2019, iní­cio da atu­al leg­is­latu­ra, eram 12 senado­ras e, a par­tir de janeiro de 2023, serão 10. Dos 27 eleitos para vagas na Casa, ape­nas qua­tro são mul­heres: Damares Alves (Repub­li­canos-DF) e Tereza Cristi­na (PP-MS), a atu­al dep­uta­da Pro­fes­so­ra Dor­in­ha (União-TO) e a dep­uta­da estad­ual Tere­sa Leitão (PT-PE).

Damares e Tereza Cristi­nas foram min­is­tras no gov­er­no Bol­sonaro. Dor­in­ha e Tereza Cristi­na vão assumir as cadeiras que, até 31 dezem­bro deste ano, são de Simone Tebet (MDB-MS) e Kátia Abreu (PP-TO).

Caso o senador Jorgin­ho Mel­lo (PL-SC), que dis­pu­ta o segun­do turno das eleições para gov­er­nador, seja eleito, a rep­re­sen­tação ain­da pode aumen­tar: Ivete da Sil­veira (MDB-SC) assumiria o manda­to como suplente na vaga de Mel­lo e seria a 11ª mul­her.

Câmara

Já a Câmara dos Dep­uta­dos terá, em 2023, o maior número de mul­heres eleitas na história do país. Das 513 vagas, 91 – 18% do quadro – serão ocu­padas por mul­heres. Entre as novas dep­utadas, duas são trans: Eri­ka Hilton (PSOL-SP) e Duda Sal­abert (PDT-MG). Nas eleições gerais de 2018, 77 can­di­datas foram eleitas para a Câmara.

Out­ra mar­ca alcança­da por mul­heres nes­sas eleições foi a de maior votação em suas unidades da fed­er­ação. É o caso das dep­utadas Bia Kicis (PL-DF), Car­o­line de Toni (PL-SC), Natália Bona­vides (PT-RN), Yan­dra de André (União-SE), Sil­vye Alves (União-GO), Dra Alessan­dra Haber (MDB-PA), Socor­ro Neri (PP-AC) e Det­inha (PL-MA).

A fed­er­ação de par­tidos lid­er­a­da pelo PT elegeu o maior número de dep­utadas na Câmara Fed­er­al: 21. O PL vem em segui­da, com 17 cadeiras con­quis­tadas na Casa. O PSD tam­bém teve aumen­to expres­si­vo de dep­utadas eleitas neste ano, pas­san­do de uma para qua­tro rep­re­sen­tantes em 2023.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

RJ: 47% das ações foram medidas protetivas para mulheres no fim do ano

Em 2024, país teve quase 20% de descumprimento das medidas Dou­glas Cor­rêa — Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d