...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de abertura de contas falsas

Segundo Banco Central, 193,8 mil pessoas ativaram proteção

Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/12/2025 — 19:14
Brasília
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Em três dias de fun­ciona­men­to, o BC Pro­tege+ blo­queou 3.170 ten­ta­ti­vas de aber­tu­ra de con­tas fraud­u­len­tas. Segun­do o bal­anço mais recente divul­ga­do pela insti­tu­ição, 193,8 mil pes­soas ati­varam a pro­teção, e as insti­tu­ições finan­ceiras fiz­er­am 3,04 mil­hões de con­sul­tas ao sis­tema para ver­i­ficar pedi­dos de aber­tu­ra de con­tas ou inclusão de tit­u­lares.

Os dados foram apu­ra­dos até as 17h45 des­ta quar­ta-feira (3). Lança­do na segun­da (1º), o BC Pro­tege+ é um serviço gra­tu­ito para reforçar a pro­teção de cidadãos e empre­sas con­tra fraudes na aber­tu­ra de con­tas-cor­rente, poupança e con­tas de paga­men­to pré-pagas.

Ao ati­var o serviço, o usuário comu­ni­ca ofi­cial­mente que não dese­ja abrir con­tas nem ser incluí­do como tit­u­lar ou rep­re­sen­tante em con­tas de ter­ceiros. A con­sul­ta ao sis­tema pelas insti­tu­ições finan­ceiras é obri­gatória antes da aber­tu­ra de qual­quer con­ta.

O recur­so fun­ciona como uma cama­da adi­cional de segu­rança para pre­venir fraudes de iden­ti­dade e evi­tar que pro­du­tos finan­ceiros sejam con­trata­dos em con­tas aber­tas ile­gal­mente em nome do cidadão ou da empre­sa.

Como ativar

Acesse a área loga­da do Meu BC com Con­ta gov.br nív­el pra­ta ou ouro e ver­i­fi­cação em duas eta­pas habil­i­ta­da;

Local­ize o serviço BC Pro­tege+ e ative a pro­teção;

Colab­o­radores de empre­sas reg­istra­dos no gov.br tam­bém podem ati­var a pro­teção em nome da orga­ni­za­ção;

A escol­ha fica reg­istra­da no sis­tema e é infor­ma­da auto­mati­ca­mente às insti­tu­ições finan­ceiras quan­do elas con­sul­tam os dados do cliente.

Desativação

Caso o usuário dese­je abrir uma con­ta ou ser incluí­do na de ter­ceiros, é necessário aces­sar nova­mente o BC Pro­tege+ e desati­var a pro­teção tem­po­rari­a­mente. O Ban­co Cen­tral recomen­da pro­gra­mar uma data de reati­vação automáti­ca, garan­ti­n­do que a segu­rança seja resta­b­ele­ci­da após o pro­ced­i­men­to.

O serviço é gra­tu­ito e pode ser ati­va­do ou desati­va­do a qual­quer momen­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d