...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Comando Militar do Nordeste pede ao Twitter que bloqueie conta falsa

Comando Militar do Nordeste pede ao Twitter que bloqueie conta falsa

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/ Agên­cia Brasil / divul­gação TWITTER

Conta vem usando o nome da corporação irregularmente


Pub­li­ca­do em 18/11/2022 — 13:09 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Coman­do Mil­i­tar do Nordeste solic­i­tou ao Twit­ter que blo­queie uma con­ta que vem usan­do o nome da cor­po­ração irreg­u­lar­mente. O pedi­do foi feito ontem (17), depois que o con­teú­do de uma men­sagem fal­sa­mente atribuí­da ao coman­do viral­i­zou nas redes soci­ais.

Segun­do o Cen­tro de Comu­ni­cação Social, o Coman­do Mil­i­tar do Nordeste não tem con­ta no Twit­ter e não pub­li­cou nen­hu­ma men­sagem de estí­mu­lo a protestos nas redes soci­ais que uti­liza de fato para divul­gar con­teú­do insti­tu­cional (Insta­gram, YouTube e Face­book).

Ilustra­do com uma foto do min­istro da Defe­sa, gen­er­al Paulo Sér­gio Nogueira, o tuíte pub­li­ca­do no fal­so per­fil afir­ma que Nogueira teria deix­a­do claro que o Exérci­to encon­trou indí­cios de fraude no proces­so eleitoral deste ano e que, por­tan­to, man­i­fes­tantes que rejeitam o resul­ta­do das urnas devem con­tin­uar prote­s­tando.

O tex­to é uma alusão à nota que o Min­istério da Defe­sa divul­gou no últi­mo dia 10, afir­man­do que, emb­o­ra os téc­ni­cos das Forças Armadas que acom­pan­haram o proces­so de fis­cal­iza­ção do sis­tema eletrôni­co de votação não ten­ham apon­ta­do indí­cios de fraude ou incon­sistên­cias nas urnas eletrôni­cas e na votação, “tam­bém não exclui a pos­si­bil­i­dade” de fal­has. Na véspera (9), o min­istério havia entregue ao Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) um relatório téc­ni­co com sug­estões, como a real­iza­ção de uma inves­ti­gação na com­pi­lação do códi­go-fonte das urnas eletrôni­cas.

Ain­da de acor­do com o Cen­tro de Comu­ni­cação Social, espe­cial­is­tas em segu­rança cibernéti­ca e infor­máti­ca do próprio Exérci­to estão acom­pan­han­do as trata­ti­vas com a empre­sa para ten­tar iden­ti­ficar o respon­sáv­el pelo fal­so per­fil.

Até a pub­li­cação des­ta matéria, tan­to o tuíte que viral­i­zou quan­to a con­ta fake con­tin­u­avam acessíveis. Por repro­duzir out­ros con­teú­dos que o Coman­do Mil­i­tar de fato divul­gou em suas redes soci­ais ofi­ci­ais, o fal­so per­fil lev­ou muitos inter­nau­tas a acred­itarem que se trata­va de con­ta ofi­cial e a com­par­til­har a fal­sa men­sagem – cur­ti­da por mais de 34 mil pes­soas e já repub­li­ca­da por 10,5 mil pes­soas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d