...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / CPI do Crime ouve direção da PF e promotor que atua contra PCC

CPI do Crime ouve direção da PF e promotor que atua contra PCC

Comissão recebe diretor de inteligência nacional de presídios

Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2025 — 08:02
Brasília
Brasília - 04/11/2025 - A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado no país foi instalada e o Presidente eleito foi o Senador, Fabiano Contarato e o relator o Senador, Alessandro Vieira. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.
Repro­dução: © Lula Marques/Agência Brasil

A Comis­são Par­la­men­tar de Inquéri­to (CPI) do Sena­do que inves­ti­ga a atu­ação do crime orga­ni­za­do real­iza as primeiras oiti­vas do cole­gia­do nes­ta terça-feira (18) com depoi­men­tos do dire­tor-ger­al da Polí­cia Fed­er­al (PF), Andrei Rodrigues, e do dire­tor de inteligên­cia da cor­po­ração, Lean­dro Alma­da, a par­tir das 9 horas. 

Na quar­ta-feira (19), será a vez da CPI ouvir o dire­tor de Inteligên­cia Penal da Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais, Antônio Glaut­ter de Azeve­do Morais, além do pro­mo­tor de Justiça Lin­coln Gakiya, que inves­ti­ga o Primeiro Coman­do da Cap­i­tal (PCC) des­de o iní­cio dos anos 2000.

Insta­l­a­da no últi­mo dia 4 de novem­bro após reper­cussão da oper­ação poli­cial no Rio de Janeiro (RJ) que matou 121 pes­soas, as primeiras reuniões de tra­bal­ho da CPI do Crime Orga­ni­za­do do Sena­do ocor­rem no momen­to que a Câmara dos Dep­uta­dos ten­ta votar o sub­sti­tu­ti­vo do pro­je­to de lei (PL) Antifacção, que enfrenta resistên­cias no gov­er­no e na oposição.

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, o rela­tor da CPI do Crime Orga­ni­za­do no Sena­do, senador Alessan­dro Vieira (MDB-SE), expli­cou que o obje­ti­vo da Comis­são é pro­duzir um diag­nós­ti­co com­ple­to da atu­ação das facções e milí­cias no Brasil que pos­si­bilite a adoção de políti­cas de segu­rança mais efi­cientes.

“Com esse diag­nós­ti­co, dare­mos o encam­in­hamen­to de quais são as soluções que fun­cionam e aque­las que nun­ca fun­cionaram, emb­o­ra sejam repeti­das de tem­pos em tem­pos”, comen­tou o rela­tor Vieira.

A Comis­são é pre­si­di­da pelo senador Fabi­ano Con­tara­to (PT-ES), que prom­ete tra­bal­har para evi­tar que a CPI se trans­forme em pal­co políti­co-eleitoral sem con­tribuições obje­ti­vas para o com­bate ao crime orga­ni­za­do no Brasil.

“A gente tem que ter a respon­s­abil­i­dade de dar uma respos­ta para a pop­u­lação sem se deixar con­t­a­m­i­nar com esse viés políti­co par­tidário ou eleitoral. Temos que faz­er dessa CPI um resul­ta­do pos­i­ti­vo em defe­sa daqui­lo que é ele­men­tar, que é a segu­rança públi­ca como dire­ito de todos e dev­er do Esta­do”, disse Con­tara­to à Agên­cia Brasil.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d