...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Dia das mães: data é a mais importante para o setor de flores

Dia das mães: data é a mais importante para o setor de flores

shopping_das_flores_-_credito_fabiano_de_bruim

Repro­dução: © Fabi­ano de Bru­in

Feira da Ceagesp vive otimismo pela chegada da data


Pub­li­ca­do em 05/05/2021 — 07:00 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Mes­mo com o perío­do de iso­la­men­to e as restrições impostas pela pan­demia de covid-19, como o can­ce­la­men­to de even­tos, fes­tas, casa­men­tos e aniver­sários, os pro­du­tores e com­er­ciantes do setor de flo­res seguem se rein­ven­tan­do para se adap­tar aos novos tem­pos.

Com a chega­da do “Dia das Mães”, prin­ci­pal data do setor, e com a flex­i­bi­liza­ção das medi­das restri­ti­vas, o otimis­mo está de vol­ta. É o que espera a empresária Regi­na Bazani, sócia-pro­pri­etária da Mil Plan­tas, que além de uma loja, tem três box­es na Feira de Flo­res da Com­pan­hia de Entre­pos­tos e Armazéns Gerais do Esta­do de São Paulo (Ceage­sp).

“Para este ano, nos­sa pre­visão é recu­per­ar a lacu­na de 2020 por causa da pan­demia, onde tive­mos que­da de 50% nas ven­das em relação a 2019. Por isso, esti­mamos recu­per­ar a per­da do ano ante­ri­or e esta­mos bas­tante con­fi­antes que alcançare­mos o aumen­to de 50% em relação a 2019”, diz a empresária.

As ven­das estão aque­ci­das nas coop­er­a­ti­vas e regiões pro­du­toras, e a expec­ta­ti­va de maior deman­da nos dias que ante­ce­dem o Dia das Mães prom­ete ger­ar grande vol­ume de negó­cios.

“No ano pas­sa­do estive­mos nes­sa época no ápice da pan­demia, e o setor não fun­cio­nou prati­ca­mente o mês de abril inteiro. Com a indefinição sobre a essen­cial­i­dade do setor, não pro­duz­i­mos infor­mações em abril e maio de 2020. Este ano, a expec­ta­ti­va é muito pos­i­ti­va. O setor deve movi­men­tar cer­ca de 800 toneladas, geran­do um val­or per­to de R$ 20 mil­hões”, afir­mou o econ­o­mista da Ceage­sp Flávio Godas.

Feira de Flores da Ceapesp

A Feira de Flo­res do Entre­pos­to Ter­mi­nal São Paulo (ETSP) é a maior do gênero no país, mar­ca reg­istra­da da Ceage­sp, ter­ceiro maior cen­tro ata­cadista de ali­men­tos do mun­do e o primeiro do Brasil e da Améri­ca Lati­na.

Real­iza­da no Pavil­hão Mer­ca­do Livre do Pro­du­tor (MLP), a feira reúne cer­ca de mil pro­du­tores de flo­res, plan­tas, gra­ma e mudas. Con­ta ain­da com uma área espe­cial, reser­va­da para acessórios e arte­sana­to.

No inte­ri­or, a feira tam­bém acon­tece nos entre­pos­tos de Araçatu­ba, Bau­ru, Guaratinguetá, Pres­i­dente Pru­dente, Ribeirão Pre­to, São José dos Cam­pos, São José do Rio Pre­to e Soro­ca­ba.

Mães e flores

A rosa cos­tu­ma ser a campeã de ven­das nes­ta época, prin­ci­pal­mente a ver­mel­ha, que sim­boliza o amor ver­dadeiro. Mas, há out­ras boni­tas opções que podem agradar e emo­cionar as mães.

Orquídea: com traços de requinte, tam­bém é uma das mais ven­di­das para pre­sen­tear as mães. Sim­boliza beleza e vida lon­ga.

Giras­sol:  de cor inten­sa e mar­cante, rep­re­sen­ta ale­gria, vital­i­dade, ener­gia pos­i­ti­va e feli­ci­dade, sendo um pre­sente ide­al para as mul­heres fortes.

Mar­gari­da: del­i­cadas, sim­bolizam ale­gria, sen­si­bil­i­dade e inocên­cia e com­bi­nam com as mães mais sen­síveis.

Flor de Maio: per­ten­cente à família dos cac­tos, é del­i­ca­da e rep­re­sen­ta o amor sub­lime.

Gér­bera: de cores vibrantes, encan­ta pela sua exu­berân­cia. Com­bi­na com mães extro­ver­tidas.

Vio­le­ta: del­i­ca­da, sim­boliza leal­dade e des­per­ta lin­das memórias.

Na Feira de Flo­res da Ceage­sp há tam­bém uma var­iedade de acessórios para dar a quem quer incen­ti­var a mãe a começar a ter um jardim ou uma hor­ta. São várias opções de pre­sentes orig­i­nais den­tro da jar­di­nagem.

Serviço:

Feira de Flo­res na cap­i­tal:

3ª e 6ª feira das 22h30 às 9h30 (inclu­sive aos feri­ados)

(de 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclu­sive aos feri­ados)

Pavil­hão Mer­ca­do Livre do Pro­du­tor (MLP) –  Av. Dr. Gastão Vidi­gal, 1946 — Vila Leopold­ina

Esta­ciona­men­to pelos portões 4 e 7

2ª e 5ª feira das 2h às 11h* (inclu­sive aos feri­ados)

(de domin­go para 2ª feira e de 4ª para 5ª feira — inclu­sive aos feri­ados)

Esta­ciona­men­to pelo portão 18 (veícu­los pequenos) e portão 7 (veícu­los grandes)

** Os com­er­ciantes cos­tu­mam encer­rar as ativi­dades por vol­ta das 9h**.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d