...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Festival de cultura indígena movimenta Brasília em dezembro

Festival de cultura indígena movimenta Brasília em dezembro

Repro­dução: © Foto: Ake­mi Nitahara/Agência Brasil

Evento nos dias 13 e 14 terá shows, exposição de artes e artesanato


Pub­li­ca­do em 05/12/2023 — 07:28 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A cap­i­tal do país rece­berá a primeira edição do Fes­ti­val Brasil É Ter­ra Indí­ge­na, nos próx­i­mos dias 13 e 14 de dezem­bro, em um com­plexo cul­tur­al que será mon­ta­do na esplana­da do Museu Nacional da Repúbli­ca, região cen­tral de Brasília. Gra­tu­ito, o even­to reunirá tal­en­tos da músi­ca e das artes plás­ti­cas, com destaque para artis­tas indí­ge­nas, além da exposição de arte­sana­to e debates sobre econo­mia cria­ti­va, bioe­cono­mia e inter­câm­bios cul­tur­ais diver­sos, incluin­do moda e gas­trono­mia.

A pro­gra­mação musi­cal com­ple­ta de artis­tas indí­ge­nas con­ta com Djue­na Tiku­na, Kaê Gua­ja­jara, Siba Puri, DJ Rapha Anacé, Tainara Takua, Gean Pankararu, Heloisa Araújo Tukue, Brisa Flow, DJ Eric Ter­e­na, MC Anarandá, Katú Mir­im, Edvan Fulni‑ô, Suraras do Tapa­jós, LaManxi, Brô MC’s e Grandão Vaque­iro. Out­ros artis­tas con­sagra­dos da cena musi­cal brasileira, como Lenine, Gaby Ama­ran­tos e Felipe Cordeiro par­tic­i­pam como con­vi­da­dos dos músi­cos indí­ge­nas. Os Bro Mc’s con­vi­dam o rap­per Xamã ao pal­co. Gaby Ama­ran­tos e Felipe Cordeiro são os con­vi­da­dos do show das Suraras do Tapa­jós. Gean Pankararu leva para a sua apre­sen­tação o can­tor Lenine. Já Mariene de Cas­tro par­tic­i­pa do show da can­to­ra Djue­na Tiku­na.

Além da pro­gra­mação de shows, o Brasil é Ter­ra Indí­ge­na tem exposições de arte e debates sobre riqueza cul­tur­al e bioe­cono­mia. O fes­ti­val tem patrocínio do Insti­tu­to Cul­tur­al Vale, artic­u­lação do Cen­tro Cul­tur­al Vale Maran­hão (CCVM) e apoio dos min­istérios da Cul­tura e  dos Povos Indí­ge­nas.

Cri­a­do como ato políti­co e cul­tur­al, o pro­je­to é uma ação que une o con­tem­porâ­neo e o tradi­cional como for­ma de ele­var e dinamizar a pro­dução cul­tur­al indí­ge­na e a auto-sus­ten­tação dos povos orig­inários brasileiros. “Nos­sa mis­são com o Fes­ti­val Brasília é Ter­ra Indí­ge­na é ofer­e­cer, espaço, estru­tu­ra e vis­i­bil­i­dade a artis­tas indí­ge­nas dos nos­sos seis bio­mas. Nos­sa fes­ta car­rega con­si­go a luta por dire­itos, por isso a importân­cia de ter jun­to de nós artis­tas que são ali­a­dos da nos­sa causa”, define Priscila Tapa­jowara, coor­de­nado­ra do even­to. “Temos muitos artis­tas indí­ge­nas pro­duzin­do músi­ca de qual­i­dade altís­si­ma, mas ain­da sem vis­i­bil­i­dade. É jus­ta­mente esse cenário que quer­e­mos mudar”, acres­cen­ta.

Feira de Arte

O fes­ti­val con­tará com a Feira de Arte dos Povos Indí­ge­nas, aber­ta nos dois dias de fes­ti­val, das 9h às 20h. Cer­ca de 80 artis­tas indí­ge­nas foram con­vi­da­dos, proce­dentes de todos os seis bio­mas brasileiros. Entre as etnias pre­sentes estarão os povos Yanoma­mi, Macuxi, Ter­e­na, Baré, Ashanin­ka, Kadi­wéu, Guarani, Gua­ja­jara, Tremem­bé, Wau­ja e Mehi­naku.

O Espaço Tec­nolo­gia e Ances­tral­i­dade será o local de debates e rodas de con­ver­sa, infor­mou a orga­ni­za­ção. Uma das ativi­dades pre­vis­tas é o talk show Comu­ni­cação Indí­ge­na e Suas Nar­ra­ti­vas, que con­tará com a par­tic­i­pação de asso­ci­ações como Mídia Indí­ge­na, Artic­u­lação dos Povos Indí­ge­nas do Brasil (Apib), Coor­de­nação de Orga­ni­za­ções Indí­ge­nas da Amazô­nia Brasileira (Coiab), Grande Assem­bleia dos Povos Guarani e Kaiowá (ATy Gua­su), Artic­u­lação dos Povos e Orga­ni­za­ções Indí­ge­nas do Nordeste, Minas Gerais e Espíri­to San­to (Apoin­me), Artic­u­lação dos Povos Indí­ge­nas da Região Sul (Arpin­sul), Artic­u­lação dos Povos Indí­ge­nas da Região Sud­este (Arpin­sud­este), Comis­são Guarani Yvyru­pa e o Con­sel­ho do Povo Ter­e­na.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d