...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Produtos devem ser recolhidos e não podem ser vendidos

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/05/2025 — 19:29
Brasília
Pequenas torrefações preparam grãos especiais de café
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária (Mapa) desclas­si­fi­cou três mar­cas de café tor­ra­do para con­sumo humano. A medi­da foi toma­da após anális­es em lab­o­ratório apontarem impurezas e pre­sença de mico­tox­i­nas e matérias estra­nhas nos pro­du­tos em níveis supe­ri­ores aos per­mi­ti­dos pela leg­is­lação. As mar­cas reprovadas são: Melis­sa, Pin­go Pre­to e Ofi­cial

“Tais ele­men­tos indicam que os pro­du­tos não aten­dem aos req­ui­si­tos de iden­ti­dade e qual­i­dade pre­vis­tos para o café tor­ra­do, moti­vo pelo qual foram desclas­si­fi­ca­dos”, diz nota da pas­ta.

São con­sid­er­adas matérias estra­nhas no café: grãos ou sementes de out­ras espé­cies veg­e­tais, areia, pedras ou tor­rões. Já as impurezas são ele­men­tos da lavoura, como cas­cas e paus.

De acor­do com o Mapa, as empre­sas foram noti­fi­cadas das irreg­u­lar­i­dades detec­tadas e foi deter­mi­na­do o recol­hi­men­to dos pro­du­tos impróprios. Os lotes reprova­dos foram Melis­sa (0125A), Pin­go Pre­to (12025) e Ofi­cial (263).

O Min­istério ori­en­ta que con­sum­i­dores que ten­ham adquiri­do os pro­du­tos lis­ta­dos deix­em de con­su­mi-los ime­di­ata­mente. O con­sum­i­dor pode solic­i­tar a sub­sti­tu­ição do pro­du­to.

Se os pro­du­tos ain­da estiver­am a ven­da, o Mapa pede que seja comu­ni­ca­da a ocor­rên­cia pelo canal ofi­cial Fala.BR, com o nome e endereço do esta­b­elec­i­men­to onde foi o pro­du­to é com­er­cial­iza­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d